Afiliada

Alessandro Samartin é empossado como presidente da Associação dos membros do MP-AM

Alessandro Samartin é empossado como presidente da Associação dos membros do MP-AM

A Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) empossou, nesta quinta-feira (15), o promotor de Justiça Alessandro Samartin de Gouveia como o novo presidente da entidade no biênio 2021/2023.

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, participou da posse realizada virtualmente devido às medidas de prevenção contra a covid-19.

Ao se manifestar, Murrieta desejou sucesso ao novo presidente da associação. “Todas as referências que tenho de seu trabalho e de seu currículo lhe credenciam – e muito – para esse exercício, como uma pessoa de bem e um homem público que quer ajudar a construir um estado democrático de direito e com princípios republicanos elevadíssimos”, disse. O presidente da CONAMP também saudou o ex-presidente da AAMP, Lauro Tavares, agradecendo aos serviços prestados ao Ministério Público e à sociedade brasileira.

No discurso de posse, o novo presidente da AAMP afirmou que irá trabalhar de forma democrática e ressaltou que as dificuldades existem para serem vencidas. “Queremos fazer uma Associação inovadora, moderna e democrática que promove o desenvolvimento e honra os associados. É exatamente essa AAMP que apresentaremos aos nossos membros. O trabalho da AAMP na defesa de seus objetivos junto à Administração Superior será sempre independente, ético e transparente e prezará pela melhor solução possível quando os conflitos surgirem”, enfatizou Alessandro Samartin.

Participaram ainda da solenidade virtual o ministro do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior Eleitoral (STJ e TSE), Mauro Luiz Campbell Marques, representantes do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Procuradoria da União no Amazonas, Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) e Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (APEAM).

Perfil do presidente

O promotor de Justiça Alessandro Samartin é doutorando e mestre em direito constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É especialista em Direito Processual e em Prevenção e Combate à Corrupção. Possui graduação em direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2004). Tem experiência na área de direito, com ênfase em direito público especialmente direito constitucional e administrativo.

Composição da nova diretoria

Além do promotor Alessandro Samartin de Gouveia como presidente da AAMP, fazem parte da nova diretoria: Christiane Dolzany Araújo, 1ª Vice-Presidente; Igor Starling Peixoto, 2º Vice-Presidente; Sarah Clarissa Cruz Leão, Diretora de Secretaria; Jorge Michel Ayres Martins, 1º Diretor Financeiro; Lupercino de Sá Nogueira, 2º Diretor Financeiro; e Lauro Tavares da Silva, Diretor de Patrimônio.

Já no Conselho Fiscal da AAMP estarão Salvador Conte, Márcia Cristina de Lima Oliveira e Aurely Pereira de Freitas como membros titulares. Christianne Corrêa Bento da Silva será suplente deste Conselho.

José Roque Nunes Marques, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza e Carolina Monteiro Chagas Maia farão parte do Conselho Consultivo da AAMP, com Vitor Moreira da Fonsêca na suplência.

Com informações da AAMP

 meio samartin

Confira a íntegra da solenidade de posse: