conamp

CONAMP participa da posse de Alexandre Monteiro como PGJ do Amapá

CONAMP participa da posse de Alexandre Monteiro como PGJ do Amapá

O promotor de justiça Alexandre Monteiro tomou posse como procurador-geral de justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), para o biênio 2025-2027. O presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, esteve presente na sessão pública solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) realizada na segunda-feira (10), no auditório do Cartório da 10ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP). A procuradora de justiça Estela Sá, também foi empossada no cargo de corregedora-geral da instituição para o mesmo biênio.

O ato de posse foi conduzido pela procuradora-geral de justiça em exercício, Socorro Milhomem, que, pelo critério de antiguidade, presidiu o Colegiado composto pelos membros: Márcio Alves; Nicolau Crispino; Joel Chagas; Estela Sá; Maricélia Campleo; Ivana Cei; Alcino Moraes; e Gláucia Crispino. Prestigiaram o evento membros do MP brasileiro, autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, bem como membros e servidores do MP-AP, familiares e amigos dos dois empossados.

A mesa de honra foi composta pelo governador Clécio Luís; presidente da Alap, Alliny Serrão; presidente do Tjap, Jayme Ferreira; Josiel Alcolumbre, representando o senador Davi Alcolumbre; presidente do TCE/AP, Reginaldo Ennes; prefeito de Macapá, Antônio Furlan; defensor- geral do Estado (DPE), José Rodrigues; e a representante da OAB/AP, Christina Rocha. Pelo MP brasileiro, compuseram a mesa: os conselheiros do CNMP, Paulo César Passos e Cíntia Brunetta; presidente do CNPG, Georges Seigneur; presidente da Conamp, Tarcísio Bonfim; presidente da Ampap, José Barreto; e o PGJ Paulo Celso Ramos, que deixou o cargo.

Os procuradores de justiça Márcio Alves e Nicolau Crispino conduziram Alexandre Monteiro para prestar juramento e assinatura do termo de posse que foi lido pela secretária do Colegiado, Maricélia Campelo. Em seguida, a presidente da sessão solene, Socorro Milhomem, declarou empossado o novo PGJ do MP do Amapá.

Como primeiro ato, deu posse à corregedora-geral Estela Sá que discursou parabenizando a gestão do ex-PGJ Paulo Celso, desejando sucesso ao procurador-geral de justiça empossado e destacando o papel do órgão que irá conduzir pela sexta vez. “Juntamente com Dr. Alexandre Medeiros pretendemos fazer uma gestão da melhor forma possível, buscar sempre dar mais eficiência e efetividade com engajamento dos nossos membros nas necessidades prementes da sociedade”, manifestou Estela Sá.

Para o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), este é um momento de renovação e de um novo olhar, agora sob a liderança de Alexandre Monteiro. “Sua chegada representa a renovação de expectativas e do trabalho árduo que engrandece não apenas o MP-AP, mas também o Ministério Público brasileiro”, destacou Tarcísio Bonfim.

Em seu discurso, a conselheira do CNMP, Ivana Cei, fez um agradecimento ao ex-PGJ Paulo Celso destacando seu trabalho e desejou sucesso aos empossados. “Como membros do Ministério Público, enfrentaremos juntos cada obstáculo, compartilharemos cada vitória e, a cada novo dia, alcançaremos a excelência de nossas atividades”, pontuou Ivana Cei.

O governador do Estado, Clécio Luís Vieira, parabenizou os empossados, agradeceu ao ex-PGJ Paulo Celso pelo trabalho realizado e discorreu sobre a mística do Amapá, que é fundamentada no senso de pertencimento dos que moram no Estado e na ideia de que o trabalho dignifica, ressaltando a importância na construção de consensos através da atuação conjunta entre todas as instituições. “O ambiente político e institucional que o Estado vive hoje é muito bom. Precisamos construir consensos e o MP é peça fundamental nessa construção. Parabéns e sucesso ao procurador-geral Alexandre”, manifestou Clécio Luís.

O novo PGJ discursou agradecendo aos membros que o elegeram para compor a lista tríplice, ao governador Clécio pela nomeação, aos servidores e à sua família. Destacou os quatro eixos prioritários para sua gestão: combate à corrupção; defesa dos direitos humanos; segurança pública; transparência e acessibilidade.

“Iremos trabalhar juntos para fortalecer nossa instituição e promover a justiça e a democracia em nosso Estado”, afirmou Alexandre Monteiro.

Com informações e fotos do MPAP