
O presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, e o diretor financeiro da entidade, João Ricardo Tavares, acompanharam, nesta terça-feira, a cerimônia de lançamento 22ª. edição do Prêmio Innovare.
“O Prêmio Innovare consolidou-se como referência nacional ao reconhecer o talento, a criatividade e o ideal de Justiça de magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, servidores e cidadãos de todo o país”, disse o ministro Herman Benjamim, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no evento que marcou também o lançamento de um livro sobre os 20 anos de uma das premiações mais bem-conceituadas da Justiça brasileira.
Atenção: Inscrições para diferentes categorias têm prazos distintos
Este ano o tema é livre para todas as categorias. Entre todas as práticas inscritas, haverá um Prêmio Destaque para iniciativas que tenham como tema Tecnologia e Eficiência da Justiça. Na Categoria CNJ, o tema será Equidade Racial.
As inscrições para a Categoria CNJ/Equidade Racial já estão abertas até o dia 2 de maio pelo Portal de Boas Práticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As práticas inscritas nesta categoria serão previamente selecionadas pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça e serão publicadas no referido portal.
Para as demais categorias (Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania) as inscrições estarão abertas a partir de 26 de março até 26 de maio pelo site do Prêmio Innovare, o www.premioinnovare.com.br.
Veja aqui como se inscrever no site do Prêmio Innovare
Livro conta história da premiação e relembra práticas premiadas
Durante o lançamento, os diretores do Instituto Innovare Sérgio Renault, Pedro Freitas e Antonio Claudio Ferreira Netto entregaram aos ministros presentes um exemplar do livro sobre a premiação. Em seu discurso, Sérgio Renault descreveu o livro como uma espécie de filme sobre o que aconteceu com o judiciário nos últimos 20 anos.
A publicação reúne informações sobre todas as 298 práticas premiadas e homenageadas na história do Innovare, além de registros sobre os consultores, membros da comissão julgadora e integrantes da equipe.
“O livro é uma referência para que os interessados possam consultar e se inspirar com todos os trabalhos já premiados pelo Innovare. Esperamos que traga boas ideias para replicação e multiplicação das boas práticas já premiadas”, afirma Raquel Khichfy, coordenadora da premiação.
Todos os presentes receberam o livro, que é uma edição limitada pela Globo Livros. Tribunais, Ministérios Públicos, Defensorias, faculdades públicas de Direito e seccionais da OAB também receberão um exemplar, com o objetivo de tornar as práticas mais conhecidas entre os profissionais destas instituições.
Sobre o Prêmio Innovare
O Prêmio Innovare é uma das mais bem conceituadas premiações da justiça brasileira, que tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas.
O Prêmio é realizado pelo Instituto Innovare, em parceria com o Ministério da Justiça, a Advocacia Geral da União, associações jurídicas e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio do Grupo Globo.
Mais do que reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.
Criado em 2004, o Prêmio Innovare está em sua 22ª.edição em 2025. Ao todo, 298 iniciativas já foram destacadas com prêmios e menções honrosas desde 2004. Boa parte delas já se tornaram políticas públicas.
Desde a criação, mais de 10 mil práticas selecionadas estão organizadas no Banco de Práticas, que pode ser consultado gratuitamente no site da premiação.
São parceiros da premiação o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Justiça, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Fonte: Prêmio Innovare