Dois candidatos concorrem ao pleito
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) realizará amanhã (05) eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça. Dois candidatos estão concorrendo: Márcio Fernando Elias Rosa e Luiz Antonio Guimarães Marrey.
Orçamento
A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) publicou um estudo sobre o orçamento do MP/SP. O documento aponta, entre outras coisas, que, em 2008, a participação da instituição no orçamento do Estado de São Paulo representava 1,23%, e que, em 2014, o índice caiu para 0,923%. Por outro lado, o candidato a PGJ do MP/SP Márcio Fernando Elias Rosa produziu outro documento sobre o mesmo tema.
Em resposta, a APMP divulgou hoje (04) uma nota sobre o estudo orçamentário do candidato Márcio Elias Rosa “a fim de reafirmar o seu compromisso de acompanhar e informar sobre o real quadro orçamentário [do MP/SP]”, como indica o texto. De acordo com a nota, o MP/SP, entre 2008 e 2014, obteve crescimento orçamentário de 46,51%, enquanto que, no mesmo período, o orçamento do Tribunal de Justiça (TJSP) cresceu 81,07% e o da Defensoria Pública, 94,87%.
Debate
A APMP promoveu ontem (03) um debate entre os candidatos. No primeiro bloco, cada candidato pôde fazer duas perguntas ao oponente, cada uma com 1 minuto de duração, para resposta em 3 minutos (mais réplica de 1 minuto do questionador e tréplica, com a mesma duração, por parte do questionado). Depois, no segundo bloco, foram sorteados dois associados à APMP inscritos, que foram à tribuna fazer, cada um, pergunta com 1 minuto de duração. O mediador sorteou o candidato que respondeu a primeira pergunta, cabendo a segunda ao seu oponente (sem possibilidade de intervenções, réplicas ou tréplicas). Já o terceiro e último bloco foi reservado às considerações finais.
Clique aqui para acessar o estudo sobre o orçamento do MP/SP produzido pela APMP
Clique aqui para ler a nota da APMP sobre o estudo orçamentário do candidato Márcio Fernando Elias Rosa
Clique aqui para o vídeo do debate entre os candidatos para PGJ do MP/SP
Fonte: com informações da APMP