O tema do congresso é "O Ministério Público e seus enfrentamentos"
De 6 a 9 de agosto, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMPRS) realiza, em Gramado (RS), o XII Congresso Estadual do MP. Com o tema “o Ministério Público e seus enfrentamentos”, o objetivo do evento é promover a reflexão institucional e o congraçamento da classe. A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti, e membros do conselho deliberativo da entidade participarão do congresso.
Durante a abertura do congresso, no dia 6, Norma Cavalcanti será prestigiada com a Comenda Dirceu Pinto. Instituída em 1996, a homenagem tem o objetivo de reconhecer o trabalho de pessoas públicas, lideranças comunitárias e membros do Ministério Público que se destacaram em suas áreas de atuação na defesa dos interesses maiores da sociedade. Também recebem a Comenda Dirceu Pinto aqueles que, no exercício de suas funções, contribuíram para consolidação e fortalecimento do Ministério Público.
No XII Congresso Estadual, os painéis abordarão temas diversos, como infância e juventude, e Direito Penal. Haverá ainda momento para debater o cenário político do MP no painel "Perfil constitucional dos membros do Ministério Público: do ideal ao possível". Já os desafios da instituição serão discutidos com os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Por fim, a conferência de encerramento tem por tema: "as Instituições entre o individualismo e o interesse público - o papel da ética".
Reunião da CONAMP
No dia 7 de agosto, durante as atividades do XII Congresso Estadual do MP, a CONAMP realizará a IV reunião do conselho deliberativo da entidade. Entre os assuntos da pauta, está o andamento das comissões temáticas da CONAMP.
Clique aqui para mais informações sobre o XII Congresso Estadual do MP
Fonte: com informações da AMPRS