O combate ao ataque contra instituições financeiras foi um item da pauta da reunião
O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) realizou ontem (16), em Brasília, a primeira reunião ordinária da entidade sob a gestão do novo presidente, o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga. A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti; o 1º vice-presidente e o tesoureiro da entidade, Nedens Ulisses e Marcelo Oliveira, participaram da reunião.
Na oportunidade, discutiu-se a portaria da PGR/MPF nº 499 de 21 de agosto de 2014 que dispõem sobre procedimento preparatório eleitoral. Após o debate, os procuradores-gerais de Justiça do Rio de Janeiro, Marfan Vieira, e de São Paulo, Márcio Elias da Rosa, se apresentaram para fazer novo estudo do tema e reapresentá-lo para deliberação na próxima reunião do CNPG.
As dificuldades no enfrentamento aos ataques comedidos contra instituições financeiras, principalmente através do arrombamento a postos bancários e caixas eletrônicos, também foi pauta da reunião do CNPG. O tema foi proposto pelo conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Cláudio Henrique Portela do Rego, que trouxe o delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, Fernando Costa, chefe da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos, para uma explanação sobre o problema.
De acordo com o delegado, a falta de uma ação articulada com abrangência nacional é um dos fatores que dificulta o combate aos ataques a instituições financeiras, que tem como efeito direto a capitalização de organizações criminosas. “[Há a] necessidade de dar tratamento diferenciado a esse tipo de crime que vem ampliando sua área de abrangência ao incluir pequenos municípios como área de atuação dos criminosos”, disse o Fernando.
Homenagem
O presidente do CNPG fez uma homenagem a sua antecessora, a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Eunice Carvalhido, pelo trabalho desenvolvido à frente do Conselho. Na ocasião, Eduardo Veiga presenteou Eunice com o “Lenço Farroupilha”. Da mesma forma, a ex-presidente do CNPG homenageou seus vice-presidentes com uma placa que destaca a importância do trabalho prestado durante a última gestão.
Fonte: com informações do CNPG