Ocorreu nesta segunda-feira (02) a solenidade de abertura do Ano Judiciário de 2015. A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti, esteve presente na ocasião.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, ao discursar destacou a importância de um Judiciário bem estruturado e planejado para garantir direitos e, consequentemente, promover a paz social. Lewandowski apontou também a necessidade de aprovação de um novo Estatuto da Magistratura no Congresso Nacional em 2015, lembrando que a lei atual foi concebida em 1979, durante regime de exceção.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também discursou durante a cerimônia. Janot afirmou que os poderes da República devem dar especial atenção ao combate à corrupção e lembrou do “indispensável poder investigatório do Ministério Público”. Segundo ele, os desafios deverão ser enfrentados com serenidade, firmeza, independência e responsabilidade, ao destacar que “a solidificação do regime democrático exigirá de todos e de cada um parcela maior de esforço”.
Solenidade
A sessão solene que marca a abertura do Ano Judiciário de 2015 começou com o Hino Nacional cantado a capela pelos presentes. Também participaram da solenidade o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, representando a presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o senador Jorge Viana, representando o Senado Federal, o presidente e vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo Azevedo e Ângelo Farias, entre outras autoridades.
Fonte: com informações do STF