conamp

MP da Paraíba formaliza lista tríplice para PGJ

 

Os promotores de Justiça Bertrand de Araújo Asfora, Ádrio Nobre Leite e Carlos Romero Lauria Paulo Neto foram os mais votados pelos membros do Ministério Público da Paraíba (MP/PB) no pleito de composição da lista tríplice para procurador-geral de Justiça, biênio 2015/2017. A eleição ocorreu no dia 29 de julho e 215 procuradores e promotores de Justiça da Paraíba participaram.

O atual procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, obteve 133 votos. O segundo colocado foi Ádrio Nobre Leite, que registrou 113 votos; e o atual secretário-geral da instituição, Carlos Romero, obteve a terceira colocação com 109 votos. Os outros três candidatos que estavam na disputa, João Geraldo Carneiro Barbosa, Amadeus Lopes Ferreira e Antônio Hortêncio Rocha Neto, obtiveram, respectivamente, 46, 37 e 83 votos.

Após a definição, o MP/PB encaminhou a lista tríplice ao governador do Estado, Ricardo Coutinho, que deve nomear o procurador-geral de Justiça. A presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, e o presidente da Associação Paraibana do MP (APMP), Francisco Bergson, enviaram ofício ao governador pedindo a nomeação do candidato mais votado, o que reflete “o desejo da maioria dos membros do Ministério Público paraibano”.

Perfil

Bertrand de Araújo Asfora é natural de Campina Grande, tem 46 anos, é casado com Antuérpia Carneiro Medeiros Asfora e pai de três filhos: Rembrand (27 anos), Bertrand Filho (20 anos) e Bressand (18 anos). Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ex-professor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e na Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (Fesmip-PB), Bertrand iniciou sua carreira profissional como advogado. É promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) desde o ano de 1995. É o atual procurador-geral de Justiça do MPPB e busca a recondução.

Ádrio Nobre Leite tem 43 anos, é casado há 21 anos e pai de três filhos. Passou a infância e grande parte da adolescência na cidade de Cajazeiras. Formado em Direito pela UFPB em João Pessoa, exerceu a advocacia. Foi servidor público, por concurso, no Ministério Público da União (MPU); em seguida, foi aprovado em concurso para promotor de Justiça do MPPB. É promotor de Justiça desde junho de 1994. Ex-secretário da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), há doze anos é titular do cargo de 1º promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público na capital.

Carlos Romero Lauria Paulo Neto nasceu em João Pessoa, é casado com Raquel Stropp Paulo Neto e pai de Rafael (7 anos) e Rebecca (5 anos). Atual secretário-geral do MPPB, é promotor de Justiça desde o ano de 2000; e professor universitário desde 2003. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem pós graduação em Direito Processual Civil pela PUC-SP e mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa. Autor do livro 'A Decisão Constitucional Vinculante – Volume 15, Coleção Gilmar Mendes'.

Com informações da APMP e do MP/PB

 



Imprimir