conamp

Ministério Público participa de audiência sobre o incêndio da Boate Kiss

 

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, participou nesta quarta-feira (4) de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o incêndio da Boate Kiss em Santa Maria (RS). A presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, o 2º vice-presidente da entidade, Victor Hugo Azevedo, e o presidente da Associação Mato-Grossense do Ministério Público (AMMP), Miguel Slhessarenko, acompanharam a sessão.

Fabiano Dellazen afirmou que o MP/RS está presente desde o primeiro momento e atuou de maneira técnica conforme os limites legais. “O Ministério Público está e sempre vai estar ao lado das vítimas e dos familiares, em todos os aspectos, para buscar agilidade nos processos”, disse. O Ministério Público entendeu que não houve dolo em outros dois processos que apuram procedimentos equivocados, mas resultou em mais de 60 pessoas denunciadas. “Todas as manifestações têm possibilidade de correção. Mas todas elas estão devidamente fundamentadas”, defendeu Dallazen.

Também manifestaram-se durante a audiência parlamentares e representantes do movimento Santa Maria do Luto à Luta e da Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), solicitou o debate para discutir o que foi e o que não foi feito em relação ao desastre na Boate Kiss, para conhecer a realidade das famílias, das investigações e o que mudou na legislação para as casas noturnas.

Durante a audiência pública, foi lançado o documentário “Janeiro 27” dos cineastas Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento. O trailer do documentário foi exibido em setembro deste ano no Festival do Cinema Latino Americano de Trieste, na Itália.

 


Imprimir