conamp

CONAMP participa da inauguração do Centro de Memória do MPM

Em solenidade realizada no dia 30 de março, foi inaugurado o Centro de Memória do Ministério Público Militar (CMMPM). A presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, participou da cerimônia.

O espaço expõe objetos que contam a história do MPM. A primeira exposição temporária do CMMPM é sobre o 1º Concurso Público para Promotor de Justiça Militar: um marco histórico e institucional. Estão expostos documentos e banners que detalham como foi o primeiro concurso para a carreira do MPM, realizado entre 1956 e 1959.

Após a solenidade foram distribuídas as duas publicações organizadas pelo Centro de Memória do MPM: Histórias de Vida e Procuradores-Gerais de Justiça Militar 1920-2016.

O primeiro volume do livro Histórias de Vida apresenta entrevistas com 18 membros inativos do MPM. Organizado pelo historiador Gunter Axt, também responsável pelas entrevistas, o livro conta a história da Instituição por meio do testemunho e da vivência de alguns de seus membros. Foram entrevistados: Durval Ayrton Moura de Araujo, Paulo Duarte Fontes, Marly Gueiros Leite, Gilson Ribeiro Gonçalves, Rutílio Tôrres Augusto, João Jayme Araujo, Jorge Luiz Dodaro, Maria Marli Crescêncio Pereira, Vera Regina Alves de Brito, João Alfredo da Silva, Olympio Pereira da Silva Junior, Renato da Cunha Ribeiro, João Ferreira de Araújo, Marco Antonio Pinto Bittar, José Carlos Couto de Carvalho, Marisa Terezinha Cauduro da Silva, Nelson Luiz Arruda Senra e Francisco Leite Chaves.

Já a outra publicação, Procuradores-Gerais de Justiça Militar 1920-2016, é a revisão e atualização do livro Síntese Biográfica dos Procuradores-Gerais da Justiça Militar, lançado em 1995. Nessa nova versão, são descritas as biografias de todos os procuradores-gerais de Justiça Militar, desde 1920, ano em que foi instituído o Código de Organização Judiciária e Processo Militar, marco da criação do Ministério Público Militar.

Também após a solenidade, foram lançados os livros Direito Militar em Movimento Volume I e II.

Coordenadas pelo procurador de Justiça Militar e conselheiro do CNMP Antonio Pereira Duarte, as duas publicações prestam homenagens a dois estudiosos da área. Direito Militar em Movimento Volume I homenageia o subprocurador-geral de Justiça Militar e professor José Carlos Couto de Carvalho. Já no Direito Militar em Movimento Volume II, o homenageado é o promotor de Justiça Militar Jorge César de Assis.

Editadas pela Editora Juruá, as duas coletâneas apresentam temas relevantes do Ordenamento Jurídico Militar, discutidos por profissionais que atuam na área.

 

Com informações do MPM

 

 


Imprimir