Quatro dias de competição, 1.060 participantes de 22 delegações, 53 equipes divididas em 4 categorias, 97 jogos organizados em 4 sedes e 282 gols. Esse é um panorama inicial do que foi a 15ª edição do Torneio Nacional de Futebol Society do MP, realizado entre os dias 26 e 29 de maio, em Florianópolis. Organizado pela Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), com apoio da CONAMP, o evento conseguiu sintetizou o espírito esportivo dos membros do MP brasileiro e foi um importante momento para fortalecer os laços entre os diferentes MPs estaduais.
A abertura contou com a presença do presidente da ACMP, Luciano Trierweiller Naschenweng, da presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, e do procurador-geral de Justiça, Sandro José Neis. O pontapé inicial do torneio foi dado pelo ex-jogador Oberdan Vilain antes da partida entre Paiuí e Minas Gerais, pela categoria Sênior. Além disso, a irreverência marcou presença nos jogos com a participação do árbitro Margarida, que interagiu com a torcida arrancando risadas e deixando a competição em um clima ainda mais descontraído.
Resultados
Antes das finais, as expectativas eram grandes entre as equipes. Porém esta edição do torneio foi dominada pela região sudeste, representada pelos tradicionais estados de Minas Gerais e São Paulo.
Os mineiros levaram o título das categorias Master e Super Master e os paulistas ficaram com a taça das modalidades Força Livre e Sênior. Santa Catarina chegou às semifinais das categorias Master e Super Master, levando o 3º lugar na segunda. Como forma de reconhecimento, em cada um dos jogos realizados o atleta destaque da partida foi honrado com um certificado.
A cerimônia de premiação foi realizada no salão social da Sede Balneária da ACMP no dia (29) com a presença dos presidentes da CONAMP e da ACMP. Foram concedidos troféus e medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria.
Como anfitrião do evento, Luciano Naschenweng agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância do trabalho dos membros da organização e patrocinadores envolvidos para a viabilização do torneio em Santa Catarina.
Convivência
Mas não só de jogos foi constituído o torneio. As famílias também tiveram a oportunidade de desfrutar de diversas opções de lazer em terras “manézinhas”.
Roteiros de entretenimento e gastronomia foram oferecidos aos participantes, que aproveitaram o período para passear por nosso belo litoral e também curtir dias de diversão no parque temático Beto Carreiro World, em Penha, além de conhecer o Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento. Sem contar a localização privilegiada da sede Balneária da ACMP, em Canasvieiras, com acesso direto para todas as demais praias do Norte da Ilha.
Para quem preferiu passar o tempo livre na Sede Balneária, a ACMP providenciou um telão para transmitir a final da Champions League. Quem não estava em campo no momento da disputa entre Real Madrid e Atlético de Madrid, aproveitou para dar uma espiadinha nos craques espanhóis em nosso salão social. O serviço de bar oferecido aos presentes, com chope e boas “tapas” foi essencial para deixar o ambiente ainda mais receptivo.
Uma surpresa especial animou o almoço das delegações. Como forma de demonstrar um pouco mais da rica cultura catarinense, que mescla diversas influências de nossos imigrantes, uma banda alemã de Blumenau fez um show aos participantes que foram calorosamente recepcionados em nosso salão social pela Rainha e pela Princesa da Oktoberfest.
E os pais puderam aproveitar a competição sossegados graças ao oferecimento de recreação infantil durante o evento. A equipe da “Animação Ilimitada” garantiu muitas brincadeiras aos pequenos durante os quatro dias. Além disso, entre uma partida e outra, os atletas podiam recuperar o vigor físico na tenda de fisioterapia, recebendo massoterapia e acompanhamento de profissionais qualificados.
Com informações da ACMP
Clique aqui e acesse todas as fotos do evento