Sérgio Harris, presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMPRS), irá participar como painelista do seminário “Grandes Casos Criminais: Experiência Italiana e Perspectivas no Brasil”. A proposta é debater as grandes investigações na Itália e no Brasil e seus efeitos metajurídicos para as instituições do sistema de justiça criminal.
O evento, que ocorre de 27 a 29 de junho, é organizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com o apoio institucional da CONAMP.
O presidente da AMPRS irá debater no dia 28 de junho as reações legislativas em razão dos grandes casos criminais. Também participará da mesa o procurador da República Deltan Dallagnol e o conselheiro do CNMP Fábio Stica.
Entre outros nomes, foram convidados para os debates os conselheiros do CNMP, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, o ex-magistrado do Ministério Público e deputado italiano, Antonio di Pietro, o diretor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, Joaquim Falcão, o cientista político e antropólogo Luiz Eduardo Soares, o cientista político italiano Alberto Vanucci e os jornalistasFelipe Recondo (site Jota), Sérgio D'Ávila (Folha de S. Paulo) e Rocco Cotroneo (correspondente do jornal Corriere no Brasil).
Além da CONAMP, apoiam o evento as seguintes instituições: Escola Superior do MPU, Ministério Público da União (Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar e Ministério Público do DF e Territórios), Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).