Na ocasião, o professor doutor José Eduardo Romão, ex-ouvidor Geral da União e atual ouvidor da Petrobras Distribuidora SA, apresentou uma análise dos dados da publicação e afirmou que a edição revela uma nova dinâmica organizacional pautada pela transparência, interdependência e comunicação entre as instituições.
O relatório divulga informações como número de inquéritos instaurados e movimentados, denúncias oferecidas, processos recebidos, além do índice de arquivamentos e de denúncias por tipo penal. A forma de exposição das tabelas e dos assuntos visa a facilitar a visualização e a comparação dos dados, propiciando informações objetivas e simplificadas.
Com relação à atuação administrativa, são abordados temas como gestão de pessoas, gestão estrutural, comunicação e gestão da tecnologia da informação.
Para apresentar a atuação funcional, os dados foram coletados e divididos em matérias extrajudicial (cível e penal); cível; infância e juventude (cível e penal); criminal; trabalhista (referente apenas ao Ministério Público do Trabalho); e matéria criminal militar (referente apenas ao Ministério Público Militar).
Há também dados sobre o número de inquéritos civis instaurados por assunto, bem como o quantitativo de termos de ajustamento de conduta firmados, além de informações sobre a gestão administrativa.
Clique aqui e confira a íntegra da publicação “MP: Um retrato”