Os membros do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) formaram no dia 10 de março a lista tríplice para a Procuradoria-Geral de Justiça do biênio 2017-2019. Encabeça a lista o candidato César Mattar Jr., ex-presidente da CONAMP, com 214 votos.
Pela primeira vez, os eleitores puderam votar em promotores de justiça para ocupar o cargo máximo de chefia do Parquet. A votação foi realizada no auditório Nathanael Farias Leitão, no edifício-sede em Belém, mediante a utilização de urna eletrônica, e teve o apoio de técnico do próprio TRE.
Também compõe a listra tríplice os candidatos Gilberto Martins (143 votos) e Hamilton Salame (34 votos). Os demais candidatos, Acenildo Botelho e Jacirema Cunha, receberam 34 votos e 22 votos, respectivamente. O desempate do terceiro lugar foi feito em favor do candidato mais antigo na carreira, conforme diz a lei.
O resultado foi enviado ao governador do Pará, Simão Jatene, que terá 15 dias úteis para escolher quem será o próximo ocupante do mais alto cargo da instituição. A CONAMP enviou ofício ao governador pedindo a nomeação do candidato mais votado, conforme tradição institucional
Todo o processo eleitoral foi acompanhado pela Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), por meio de diversos membros da diretoria e associados. De acordo com o presidente da Ampep, Manoel Murrieta, o posicionamento da Associação também será pela nomeação do candidato mais votado, inclusive enviando um ofício direcionado ao chefe do executivo.
Com informações e fotos da Ampep