×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/galerias/noticias/2017/03-marco/2017.03.17_conselho_deliberativo
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/galerias/noticias/2017/03-marco/2017.03.17_conselho_deliberativo
conamp

Conselho deliberativo da CONAMP reúne-se em Brasília

Nos dias 14 e 15 de março, os integrantes do conselho deliberativo da CONAMP reuniram-se em Brasília para a 10ª reunião ordinária do biênio 2016/2018. A reforma da previdência (PEC 287/16) foi o tema central em discussão.

No dia 13 de março, representantes da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (FRENTAS) protocolaram na Câmara dos Deputados cinco emendas ao texto original da reforma da previdência. As emendas foram elaboradas no âmbito da FRENTAS e foram apresentadas pelos parlamentares Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Lincoln Portela (PRB/MG) e Roberto de Lucena (PV/SP). A CONAMP participou também da produção de sugestões no âmbito do Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado).

Desde o início da tramitação da PEC 287/16 a CONAMP está presente nos diversos debates sobre a temática. A entidade apoia a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social e editou duas publicações sobre o assunto: uma nota técnica que analisa o texto original da proposta e a cartilha que apresenta quatro pontos fundamentais da reforma. O assessor indicado da CONAMP para a reforma da previdência, Paulo Penteado, participou ainda de audiência pública na comissão especial da PEC 287/16 na Câmara dos Deputados.

Os membros da CONAMP discutiram ainda sobre outras proposições legislativas que afetam o Ministério Público e o sistema de Justiça, como a regulamentação do abuso de autoridade.

Capacidade eleitoral

 O conselho aprovou ainda uma nota de apoio ao Ministério Público do Piauí, que foi publicada no dia 15 de maço. No documento, a CONAMP manifestou-se contra a Proposta de Emenda Constitucional n° 02/2016, que tramita na Assembleia Legislativa do Piauí, e retirando dos promotores de Justiça a possibilidade de se candidatarem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Piauí.

Capacidade eleitoral passiva, atribuições e competências entre os ramos do MP, liberdade de expressão do Parquet, e o acompanhamento das resoluções e recomendações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foram também itens debatidos na reunião da CONAMP.

 Eventos

 O conselho foi ainda atualizado sobre a organização dos eventos nacionais do MP apoiados pela CONAMP. O XVI Torneio Nacional de Futebol Society do MP ocorrerá este ano em novembro e está em fase de preparação pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).

 Já a 22ª edição do Congresso Nacional do MP irá ocorrer de 27 a 29 de setembro de 2017, em Belo Horizonte (MG), com o tema Três décadas da Constituição Federal de 1988: os novos desafios do Ministério Público. O prazo de inscrição com desconto para membro da classe e cortesia para acompanhante vai até 30 de março. Para o Congresso, os organizadores já confirmaram a participação do ministro do STF Luís Roberto Barroso como conferencista de abertura e do filósofo e pós-doutor em epistemologia Luiz Felipe Pondé como um dos palestrantes.

Os presidentes do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Rinaldo Reis, e da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho, também participaram da reunião.

{gallery}noticias/2017/03-marco/2017.03.17_conselho_deliberativo{/gallery}

 

 



Imprimir