Após sabatina realizada no dia 17 de maio, as indicações de Sebastião Vieira Caixeta, Marcelo Weitzel Rabello de Souza, Fábio Bastos Stica, Erick Venâncio Lima do Nascimento e Leonardo Accioly da Silva para os cargos de conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) foram aprovadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Os nomes seguem agora para apreciação do plenário do Senado.
Integrantes da diretoria e do conselho deliberativo da CONAMP acompanharam as discussões.
No CNMP, Fábio Bastos Stica busca cumprir o segundo mandato como um dos representantes do Ministério Público Estadual. Sebastião Vieira Caixeta concorre à vaga destinada ao MP do Trabalho e Marcelo Weitzel Rabello de Souza à vaga do MP Militar. Já para as duas vagas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) os indicados foram Erick Venâncio Lima do Nascimento e Leonardo Accioly da Silva.
Vagas do MPE
Além de Stica, Orlando Rochadel, já sabatinado, também aguarda aprovação do plenário do Senado para iniciar o segundo mandato no CNMP como representante do MPE. O terceiro representante, Lauro Machado, após apreciação dos Senadores, irá cumprir o primeiro mandato.
Foi ainda aprovada pela CCJ a indicação de Dermeval Farias Gomes Filho como representante do Ministério Público Do Distrito Federal e Territórios.
CNJ
Para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nas vagas destinadas à Ordem dos Advogados do Brasil, foram aprovadas as indicações de André Luis Guimarães Godinho e Valdetário Andrade Monteiro.