conamp

Espírito Santo e Mato Grosso do Sul elegem PGJ’s

No dia 23 de março, os Ministérios Públicos do Espírito Santo (MPES) e do Mato Grosso do Sul (MPMS) realizaram pleito para os cargos de procurador-geral de Justiça (PGJ) das respectivas instituições.

No MPES, foi definida lista tríplice: Eder Pontes da Silva recebeu 167 votos; Marcello Souza Queiroz obteve 166 votos; e Nicia Regina Sampaio computou 104 votos. Também disputaram a eleição para a formação da lista tríplice a promotora de Justiça da Promotoria de Justiça da Mulher Sueli Lima e Silva (68 votos); o procurador de Justiça chefe da Procuradoria de Justiça Recursal e ouvidor do MPES, Alexandre José Guimarães (45 votos); e a 2ª promotora de Justiça da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Vitória Márgia Chianca Mauro (21 votos).

A lista tríplice foi encaminhada pela procuradora-geral de Justiça, Elda Márcia Moraes Spedo, ao governador do Estado, Paulo Hartung, que tem até 15 dias para escolher o indicado para ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça. Caso vença o prazo, o mais votado será investido automaticamente e empossado no cargo pelo Colégio de Procuradores de Justiça.

O presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, enviou ofício a Paulo Hartung no qual defendeu a nomeação do candidato mais votado, por este ser o compromisso histórico da entidade.

O presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Adélcion Caliman, acompanhou eleição de formação da lista tríplice e destacou a importância da participação dos membros do MPES - 287 registraram o voto no sistema do total de 289.

PGJ Mato Grosso do Sul

Já no pleito realizado pelo MPMS houve apenas um candidato, o procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos. Atual PGJ, Paulo obteve 180 votos, sendo que 200 Procuradores e Promotores de Justiça participaram das eleições.

Esta foi a primeira vez na história do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul que apenas um candidato disputa a formação da lista tríplice para a escolha do PGJ.

O Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Lindomar Tiago Rodrigues, acompanhou a apuração do pleito, e aproveitou a ocasião para cumprimentar o Procurador-Geral de Justiça. "Gostaria de parabenizar o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos pela eleição, reiterando publicamente a confiança no trabalho que haverá de ser realizado em prol do Ministério Público e da Sociedade Sul-Mato-Grossense", disse.

Paulo Cezar dos Passos será reconduzido ao cargo de PGJ para o biênio 2018/2020.

Com informações da AESMP e ASMMP



Imprimir