O diretor da CONAMP da região Sul, Sérgio Hiane Harris, presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMPRS), está em Roma, na Itália, participando do curso “Combate ao Crime Organizado – máfias, corrupção e terrorismo". A atividade teve início nesta segunda-feira (7) e vai até 16 de maio. Sérgio representou a CONAMP na solenidade de abertura dos trabalhos.
Os tópicos abordados no curso são: código anti-mafia; normativa sobre a lavagem de dinheiro no direito italiano e europeu; combate a corrupção na experiência italiana; lavagem das organizações criminais; a delação premiada no sistema italiano; cyber-crime, entre outros.
“Hoje em dia a cooperação entre países no combate ao crime organizado é imprescindível e o curso é uma oportunidade de melhor preparar os operadores do Direito para concretizar esse trabalho colaborativo. Podemos ainda nos valer da experiência italiana que, após a operação mãos limpas, experimentou situação semelhante a que estamos vivendo agora no Brasil, de tentativas de alterar a legislação com prejuízo à investigação do Ministério Público”, disse Sérgio.
Ao total, 96 brasileiros participam da atividade. Desses, 50 são membros do Ministério Público brasileiro e há representantes do Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e São Paulo.
A próxima edição do curso “Combate ao Crime Organizado – máfias, corrupção e terrorismo" está prevista para maio de 2019.
No dia 25 de abril, o presidente da CONAMP recebeu Federico La Penna, representante da International Experience Frederico e da Unviersità degli Studi di Roma Tor Vergata. Na oportunidade foi discutida a possibilidade de intensificar a parceria entre a entidade e as organizações a fim de possibilitar condições mais favoráveis para maior participação dos membros do MP nos cursos promovidos.