Nesta quarta-feira (17), dois representantes dos aposentados associados à CONAMP participaram de reunião do conselho deliberativo da entidade: Luiz do Amaral, do Paraná, e Marluce Aparecida Barbosa Lima, do Distrito Federal. Na oportunidade, além de apresentarem diversas reivindicações e angústias dos membros inativos do Ministério Público, eles entregaram ao presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, uma carta-manifestação sobre a importância de assegurar o direito a uma remuneração digna aos membros inativos e também expressa preocupação com os trabalhos realizados perante a Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal da Administração-Geral da União (AGU), na qual se discute a ajuda de custo para moradia.
Durante o encontro, o presidente Victor Hugo reafirmou o compromisso da CONAMP com os colegas aposentados. Em sua fala, o presidente destacou que “em conformidade com o pensamento do Conselho Deliberativo da entidade, nosso compromisso é defender que as negociações na AGU contemplem a construção de um modelo remuneratório para juízes e membros do MP, nacional e unificado, que atenda ativos e aposentados, e que preserve a dignidade do exercício destas funções de Estado”. Victor lembrou ainda esse compromisso não é só da CONAMP, mas de toda a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas).
O presidente reiterou que, para acompanhar estas e outras pautas de interesse dos associados aposentados, a CONAMP, desde o mês passado, oficializou uma comissão nacional de aposentados no âmbito da entidade. O prazo para que os presidentes das afiliadas indiquem os representantes ainda está aberto. Tão logo ocorram as indicações, será marcada a primeira reunião ordinária da comissão, ocasião em que serão definidos os nomes para coordenar e secretariar os trabalhos.