Os membros do Comitê Consultivo da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) tomaram posse nesta segunda-feira (27). A solenidade ocorreu no Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF.
O secretário-geral da CONAMP, Elísio Teixeira, e o presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), José Carlos Nery, acompanharam a cerimônia de instalação da UNCMP.
Aprovados por unanimidade pelo colegiado do CNMP, tomaram posse a promotora de Justiça Ana Paula Antunes Nery (MP/GO); o promotor de Justiça André Mauro Lacerda (MP/RN); o procurador de Justiça Antônio Carlos da Ponte (MP/SP); a promotora de Justiça Aurea Regina Socio de Queiroz Ramim (MPDFT); o procurador Regional da República João Akira Omoto (MPF); o procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior (MP/TO); o procurador de Justiça Militar Ricardo de Brito Albuquerque Pontes Freitas (MPM); a subprocuradora-geral do Trabalho Sandra Lia Simón (MPT); e a promotora de Justiça Vanessa Wendhausen Cavallazzi (MP/SC).
Os nove membros empossados formam o Comitê Consultivo da UNCMP junto com o presidente da unidade, o conselheiro do CNMP Lauro Nogueira; o vice-presidente, conselheiro Dermeval Farias; e o corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel. Por sua vez, o membro auxiliar do CNMP Marcelo de Freitas, representado na solenidade pelo também membro auxiliar Renee de Souza, exerce a função de secretário-executivo da UNCMP.
Após as assinaturas do termo de posse, iniciou-se a primeira reunião do Comitê Consultivo da UNCMP para debater, entre outros assuntos, as atribuições regulamentares do órgão.
O comitê
O Comitê Consultivo é um órgão colegiado vinculado à UNCMP. A sua previsão se encontra na Resolução CNMP 146/2016, especificamente no artigo 13, § 2º. Segundo o mesmo dispositivo, o comitê é composto pelo presidente e vice-presidente da unidade, pelo corregedor nacional do Ministério Público e por nove membros do Ministério Público brasileiro, dentre os quais: um membro do Ministério Público Estadual de cada região do país e um membro de cada ramo do Ministério Público da União, todos indicados, em comum acordo, pelo presidente e vice-presidente da UNCMP e submetidos à aprovação do Plenário do CNMP.
De forma geral, o Comitê Consultivo é o órgão responsável pela formulação das diretrizes gerais do ensino, pelo planejamento anual e pela supervisão permanente das atividades acadêmicas e administrativas, conforme o artigo 11 do Regimento interno da UNCMP (Resolução CNMP nº 187/2018).
Com informações do CNMP