Ocorreu nesta segunda-feira (1º) o Seminário Judiciário e Cidadania, evento em comemoração aos 30 anos da promulgação da Constituição e os 15 anos de contribuições do Prêmio Innovare à justiça brasileira. Paulo Penteado, assessor da CONAMP e 1º secretário da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), esteve presente.
A cerimônia ocorreu no Palácio da Justiça, sede do Judiciário paulista. Na recepção, uma exposição com mais de 250 fotografias mostrou ao público imagens das iniciativas e dos autores premiados durante os 15 anos de existência do Prêmio. Ao todo foram 78 práticas premiadas e 122 homenageadas, escolhidas dentre as 6.246 já recebidas desde 2004.
Em discurso, o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, destacou a importância da Carta Magna de 1988. Já o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, falou sobre a relevância do Prêmio Innovare que se “consagrou como essencial para a realização do projeto de sociedade previsto na Constituição”.
15 edições do Prêmio Innovare
Criado em 2004, o Prêmio Innovare vem se consolidando como a maior e mais importante premiação da área jurídica no país, com o objetivo de estimular e disseminar práticas que colaborem para aprimorar a Justiça brasileira. O sonho se concretizou e hoje o Instituto Innovare mantém um banco aberto para consulta com mais de 6 mil registros de práticas no www.premioinnovare.com.br.
No primeiro ano do Innovare, apenas magistrados puderam concorrer e surpreenderam com o número de iniciativas inscritas: cerca de 300. Foram premiadas práticas sobre temas prioritários, como o combate à corrupção em eleições e compra e venda de votos, defesa do meio ambiente, tecnologia e conciliação. Ao longo dos 15 anos, o Innovare seguiu modernizando sua atuação, abrindo espaço também para a participação de outros profissionais. Atualmente, o Prêmio conta com seis categorias: Advocacia, Defensoria Pública, Ministério Público, Juiz, Tribunal e Justiça e Cidadania criada em 2015. Desta última, podem participar profissionais de qualquer área do conhecimento, desde que seus trabalhos também contribuam para aprimorar a Justiça.
A premiação é mantida pelo Instituto Innovare, uma associação sem fins lucrativos, com a parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), com o apoio do Grupo Globo.
Com informações do Innovare e fotos da APMP