Nesta quarta-feira (17), foi realizada a audiência pública sobre a representatividade das mulheres em eventos jurídicos do MP como palestrantes, conferencistas, debatedoras e congêneres. O evento foi promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CDDF/CNMP).
O presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, participou da abertura do evento. Victor enfatizou a participação do movimento das mulheres na Assembleia Constituinte para estabelecer o direito à igualdade na Constituição e combater práticas discriminatórias. "É importante reforçarmos o papel dos movimentos sociais na democracia. Nossa evolução como sociedade democrática muito deve ao movimento das mulheres", disse.
Neste ano, foi instalada na CONAMP a comissão de mulheres com o objetivo de valorizar promotoras e procuradoras de Justiça ao fomentar ideias e propor estratégias para garantir a representatividade e igualdade institucional e associativa. Integrantes da comissão também participaram do debate no CNMP.
Também compuseram a mesa de abertura, o conselheiro Valter Shuenquener, presidente da CDDF/CNMP; a deputada federal e coordenadora da bancada feminina na Câmara dos Deputados, Soraya Santos; a encarregada de negócios da Delegação da União Europeia no Brasil, Claudia Gintersdorfer; a secretária-geral do CNMP, Adriana Zawada; e a secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do CNMP, Ivana Farin; a procuradora federal dos Direitos do Cidadão Deborah Duprat; a subprocuradora-geral da República Ela Wiecko; a secretária de Políticas para as Mulheres, Andreza Colatto; a representante do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) Alice Freire; a conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos Nivia Silva; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, José Robalinho; o vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Helder Amorim; e a vice-presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas, Cláudia Pereira.