No dia 19 de junho, a diretoria da CONAMP, biênio 2020/2022, completa 100 dias de mandato com uma atuação principalmente digital: logo após a solenidade de posse, uma nova forma de trabalho se fez necessária devido à pandemia do novo coronavírus.
Apesar do contexto inesperado, a entidade rapidamente se adaptou. O desafio consistiu em realizar novas maneiras de mobilização e vigilância em favor dos interesses de Procuradores e Promotores de Justiça. Aliás, não apenas dos membros do MP, mas também da magistratura – afinal a CONAMP também assumiu a coordenação da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas).
E mais uma complexa missão vem sendo realizada com considerável êxito: a presença da CONAMP continua marcante ainda que online. Reuniões por videoconferências, lives, webinars, solenidades virtuais e campanhas nas redes sociais são espaços que estão sendo ocupados. Também a pegada digital da CONAMP e do Ministério Público definitivamente está registrada na rede mundial de computadores.
Além da adequação ao online, diversos outras temas urgentes e de extrema relevância nacional exigiram respostas firmes e assertivas. A entidade, como demonstra a própria tradição histórica, jamais furtou-se de sua responsabilidade e dever com o Ministério Público e, acima de tudo, com a democracia brasileira. Não tem sido diferente nos últimos 100 dias ainda que em atuação remota.
Posicionar-se em defesa da democracia, da higidez do sistema acusatório e da autonomia do Ministério Público; coordenar o conselho deliberativo da CONAMP e a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas); monitorar proposições que ameaçam o MP; resguardar prerrogativas e interesses de Promotores e Procuradores de Justiça - estes são exemplos das responsabilidades e missões que vêm sendo executadas pela diretoria da entidade.
Para saber mais, acesse e confira a publicação especial em comemoração aos 100 dias de mandato da diretoria do biênio 2020/2022.