Com objetivo de amenizar os efeitos causados pela pandemia desde seu início no ano de 2020, a CONAMP participa e apoia a iniciativa “Municípios: Prato Cheio para o Desenvolvimento”, um projeto pensado e em execução para levar auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade de todo o país. Irmanadas com a CONAMP nesse trabalho, está a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação os Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a Fundação Banco do Brasil (FBB), a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e a Fundação Hermann Hering.
As entidades citadas selecionaram os 392 municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes, com maior dificuldade de acesso às politicas sociais e que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para receberem as ações do projeto, que atualmente está executando a segunda fase. Na etapa final (fase 3), serão 129 municípios contemplados. Ao total, 19 estados serão contemplados: Acre; Alagoas; Amazonas; Bahia; Ceará; Goiás; Maranhão; Minas Gerais; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Paraná; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Roraima; Sergipe; e Tocantins. Clique aqui para conferir a lista completa dos municípios que participam do projeto.
O Projeto "Municípios: Prato Cheio para o Desenvolvimento" mobiliza e coordena financiadores com a finalidade de minimizar os impactos da pandemia sobre a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade, através da distribuição de cestas básicas com itens essenciais e ao mesmo tempo fomentar o desenvolvimento do comércio local.
Clique aqui para mais informações sobre oProjeto “Municípios: Prato Cheio para o desenvolvimento".