O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, participou, nesta quinta-feira (23), da solenidade de recondução de Augusto Aras no cargo de Procurador-Geral da República. A cerimônia de posse para o biênio 2021/2023 ocorreu no Palácio do Planalto e, em decorrência de protocolos sanitários, foi restrita a número reduzido de convidados.
Em discurso proferido após a assinatura do termo de posse pelo chefe do Executivo, o PGR agradeceu ao presidente da República e ao Senado pela confiança que permitirá a continuidade do trabalho, e aos integrantes da equipe que contribuíram para os resultados alcançados em diversas frentes, como a atuação criminal perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), o trabalho junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além da contribuição dada ao combate à pandemia por meio do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac). Em seguida, fez uma prestação de contas resumida com os principais destaques da atuação iniciada em setembro de 2019. O relatório completo pode ser acessado no portal do Ministério Público Federal (MPF).
Ainda na relação de agradecimentos, o PGR fez questão de ressaltar a atuação junto ao Judiciário, sobretudo, a Suprema Corte, e a parceria estabelecida com entidades representativas como Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação da Magistratura Brasileira (AMB) e as associações classistas do MP e da Magistratura para a defesa direitos, garantias e prerrogativas institucionais bem como buscar o “meio de melhor servir o povo brasileiro”. Por fim, evidenciou a importância de projetos como o Respeito e Diversidade, desenvolvido em parceria do MPF e CNMP, e que tem como principal foco incentivar a pluralidade, a tolerância e o respeito.
Com informações do MPF