conamp

CONAMP e CNPG realizam reunião conjunta em Belém

CONAMP e CNPG realizam reunião conjunta em Belém

A reunião conjunta da CONAMP com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) ocorreu no dia 26 de outubro, em Belém (PA), marcando o início das atividades do 3º Congresso do Ministério Público da Região Norte.

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará, Márcio Maués; o procurador-geral de Justiça do Pará, Cesár Mattar Jr.; e a presidente do CNPG, Ivana Cei, integraram a mesa diretora da reunião.

Em pauta, a manutenção da mobilização sobre a PEC 5/21, que altera a composição do CNMP e impacta negativamente a independência e a autonomia dos membros do Ministério Público. A medida foi rejeitada pela Câmara dos Deputados, porém as entidades de classe seguem monitorando a tramitação da PEC. As lideranças associativas entregaram procurador-geral da República, Augusto Aras, proposta de Código de Ética e Conduta para membros do Ministério Público brasileiro.

Além das presenças (presencial e virtual) dos presidentes das afiliadas e dos PGJs, também participaram Carlos Vinícius Alves Ribeiro, representando o procurador-geral da República; o ouvidor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque; o secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jaime de Cassio Miranda; e os indicados a conselheiros do CNMP Ângelo Fabiano e Paulo Passos.

Durante a reunião, Rogério Greco, ex-procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e Secretário de Segurança Pública de MG, fez uma palestra sobre os desafios do MP no combate ao crime organizado, demonstrando o surgimento das primeiras facções e o crescimento do tráfico de drogas e armas no Brasil. “O MP precisa estar cada vez mais fortalecido e articulado com outras instituições para darmos conta desse enorme desafio”, frisou.

Encontro com o Governador

Após a reunião conjunta, os dirigentes do Ministério Público participaram de uma solenidade com o Governador do Pará, Helder Barbalho. Na oportunidade, foi assinado Termo de Compromisso para Cessão de uso de imóvel (terreno) destinado à construção da nova sede do MP do Pará. A cerimônia ocorreu na Sala das Conquistas, no Museu Histórico do Pará. A nova sede da instituição será na Avenida Almirante Barroso, esquina com a Doutor Freitas, e possui mais de 20 mil metros quadrados.

IMG 4663 Personalizado

 

IMG 4931 Personalizado

IMG 4935 Personalizado

foto online Pequeno

IMG 5137 Personalizado

IMG 5190 Personalizado

IMG 5310 Personalizado

IMG 5316 Personalizado

7


Imprimir