Evento

Semana MPPE: CONAMP participa de painel sobre diálogo institucional

Semana MPPE: CONAMP participa de painel sobre diálogo institucional

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, participou, nesta quinta-feira (09), do evento “Rodas de Diálogos Institucionais”, organizado pelo Ministério Público de Pernambuco no âmbito da programação da Semana do MPPE. Com o tema “O desafio do MP brasileiro sob a ótica de suas lideranças”, a mesa foi mediada pelo procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, e contou com a presença da presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Ivana Cei. A presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), Deluse Amaral, também esteve presente.

Ao iniciar sua manifestação, Murrieta elogiou a iniciativa do PGJ em realizar ações de desenvolvimento do MP, como momentos de diálogo com a classe política e a própria Semana do MPPE. Buscando explicitar o atual cenário político nacional, o presidente da CONAMP afirmou que “não existe uma atmosfera geral positiva para o fortalecimento e desenvolvimento do MP brasileiro”. Ele pontuou a existência de um movimento difuso reformista em relação à instituição. “É injusto. Vivemos e exercitamos a maturidade de um crescimento como qualquer pessoa e instituição. Tivemos erros e acertos – ainda mais acertos que erros desde 1988”, disse.

Para o dirigente associativo, o contexto não permite arroubos, nem desunião ou imaturidade profissional. Apesar do desafio, Murrieta destacou que a proteção das prerrogativas do MP somente tem sido possível pela união dos ramos do MP (MPF, MPM, MPT, MPDFT, e MP dos estados). “Vamos sim continuar altivos e fortes em defesa da sociedade e do Estado Democrático de Direito. A CONAMP não se vergará na luta pelo MP. O trabalho de resistência será duro e altivo, mas será profissional”, declarou Murrieta. O presidente da CONAMP ainda reforçou a necessidade do apoio da sociedade para a evolução do Ministério Público.

Clique aqui e confira a íntegra do painel:



Imprimir