Ex-Procurador-Geral de Justiça do Estado de Goiás, Benedito Torres Neto foi empossado presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), durante solenidade realizada na noite desta terça-feira (1º/2), no auditório da entidade. O evento também nomeou o vice-presidente, o Promotor de Justiça Leandro Murata, e outros 13 membros da Diretoria e do Conselho Fiscal.
Atualmente no cargo de coordenador-geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Benedito Torres Neto preside a Associação pela quinta vez. Ele foi eleito pela chapa AGMP Viva em dezembro de 2021, com 97,07% dos votos, para o biênio 2022/2024.
Em seu discurso, Benedito Torres Neto destacou o momento turbulento vivido pelo Ministério Público, tanto no âmbito estadual quanto nacional, e os desafios que a nova diretoria irá enfrentar a partir de agora. "Foram muitas as reclamações e sugestões, colhidas nos contatos que mantivemos com os nossos colegas durante a campanha. Temos muito trabalho pela frente e metas imensas a cumprir".
O presidente também aproveitou a solenidade para revelar qual será a característica do mandato. "Vou administrar com os colegas, de portas abertas para podermos conversar e trocar ideias, buscando soluções para os problemas que estejam a afetar o bom desempenho dos membros do Ministério Público no exercício atividade-fim. Colegas, contem com essa diretoria. Vamos solucionar essas situações da melhor maneira possível".
Por fim, Benedito Torres Neto agradeceu ao apoio dos Procuradores e Promotores associados e reafirmou o dever da AGMP de buscar o entendimento e o bom relacionamento com todos os poderes constituídos. Não nos afastaremos dessa premissa, sempre preservando os relacionamentos e fazendo com que a associação trabalhe em favor de todos os associados, sem pensar em qualquer projeto pessoal, concluiu.
No início da cerimônia, o ex-Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, enviou uma mensagem de vídeo e felicitou Benedito Torres Neto pelo cargo assumido na AGMP. "Tenho certeza que desempenhará com idoneidade e dedicação. Estendo também as minhas felicitações a todos os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, que com certeza, como o senhor, realizarão um excelente trabalho, com responsabilidade e sabedoria no importante serviço para o qual foram chamados junto ao Ministério Público, e consequentemente ao povo de Goiás".
O ex-presidente da AGMP, o Promotor de Justiça José Carlos Miranda Nery Júnior, começou o seu discurso homenageando a ex-presidente da Associação durante os anos de 1992 a 1994, a Dra. Nilma Naves, que faleceu em decorrência da Covid-19. Após os agradecimentos, Nery se colocou a disposição para ajudar Benedito Torres Neto, o desejando uma gestão próspera e virtuosa.
Representando o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), A Procuradora-Geral do MP-RR, Janaína Carneiro Costa, destacou a representação feminina da nova Diretoria e afirmou que a AGMP, apesar dos percalços, não caminhará sozinha.
O Corregedor Nacional do MP, Marcelo Weitzel, ressaltou o retorno de Benedito Torres Neto à presidência da Associação em um momento importante para o Ministério Público de transformações, de expectativas de mudanças, de períodos eleitorais. "O Ministério Público precisa de pessoas como você na representatividade da classe. Com a sua experiencia, com a sua bagagem, com a sua formação, com a visão de quem já passou pelos mais diversos cargos na administração e na atividade associativa".
O Presidente da Associação Nacional dos Membros do MP (CONAMP), Manoel Victor Murrieta, se disse muito confortável e tranquilo em receber o presidente Benedito Torres Neto no Conselho Deliberativo da CONAMP. "Os desafios que tinham 2 metros, com a sua presença, terão 50 cm. As falas e os nossos debates, com a sua presença, serão muito mais ricos diante da sua experiência".
Em sua fala, o Procurador Geral de Justiça do Estado de Goiás, Aylton Flávio Vechi, ressaltou a disposição e carisma de Benedito Torres Neto pelo quinto mandato na Associação. Vechi também destacou o momento difícil vivido pelo Ministério Público e a importância do presidente para combatê-los.
"Estão tentando retirar todos os instrumentos do combate ao crime organizado, de combate à corrupção, fazendo tudo para que o Ministério Público atue dentro dos processos que não geram uma chegada no colarinho branco. Precisamos reagir. E, em um momento como esse, vale a experiência, porque você tem um visão ampla dos problemas que nos envolve. Romper esses problemas depende de experiência, que é algo que você tem de sobra".
Em razão do avanço da Covid-19, a solenidade foi realizada com público reduzido, sendo transmitida por videoconferência e pelo canal do YouTube da AGMP.
Confira como ficou o quadro da Diretoria e do Conselho Fiscal da AGMP:
Diretoria
Presidente: Benedito Torres Neto
Vice-presidente: Leandro Koiti Murata
Secretária-geral: Camila Silva de Souza
Diretor-financeiro: Bruno Barra Gomes
Diretora Sociocultural: Carla Fleury de Souza
Diretor de Espaço e Lazer: Antônio de Pádua Freitas Júnior
Diretora de Integração: Marlene Alves de Carvalho e Vieira
Diretor de Comunicação: Carlos Alberto Fonseca
Diretora de Assuntos Institucionais: Alice de Almeida Freire
Conselho Fiscal
Titular: Paulo Pereira dos Santos
Titular: Patrícia Teixeira Guimarães Gimenes
Titular: Leandro Franck de Oliveira Ávila
Suplente: Patrícia Otoni Pereira
Suplente: Vinícius Marçal Vieira
Suplente: Gabriela Starling Jorge Vieira de Mello
Sobre a Associação:
A Associação Goiana do Ministério Público é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada em 1967 e que cuida dos interesses dos Procuradores e Promotores de Justiça do Estado de Goiás e do Ministério Público, de maneira geral.
A AGMP tem por objetivo promover o aprimoramento cultural de seus associados por meio da realização de congressos, seminários, conferências, constituição de grupos de trabalho em missão de estudos e coleta de dados. Organizar reuniões de caráter cívico, social ou recreativo estão ainda entre as atribuições da associação, que visa proporcionar conforto de acomodações e recursos, nas dependências de sua sede própria, de maneira a incentivar a frequência de seus associados ao local.
Atualmente, a AGMP se encontra na RuaT-29, no Setor Bueno, onde está a sede, o clube e a academia da associação.
Com informações da AGMP