O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, participou, nesta segunda-feira (26), da cerimônia de abertura do curso “Proteção de Vítimas Criminais: Estudo Comparado Europa-Brasil”. O evento ocorre em Roma, Itália, até o dia 30 de setembro, e está sendo organizado pela Accademia Juris Roma, instituição parceira da CONAMP.
O curso integra as ações do Movimento Nacional em Defesa das Vítimas. Além da CONAMP, participaram da solenidade os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Ângelo Fabiano, Antônio Edílio Magalhães, Daniel Carnio, Paulo Passos, Rodrigo Badaró, Rogério Magnus Varela, e Rinaldo Reis.
O curso é ministrado por professores de diversos países, como Alemanha, Brasil, Espanha, Itália e Portugal. O objetivo é compartilhar informações a fim de aperfeiçoar os sistemas jurídicos nacionais de acolhimento e tratamento das vítimas. São abordados temas como estatuto de proteção das vítimas; mecanismos estatais de assistência, proteção e reparação das vítimas; prevenção e revitimização; e vítimas de crimes praticados por meio das novas tecnologias. No encerramento do evento, o professor Emérito da Universidade de Roma Tre, Luigi Ferrajoli, fará a conferência final sobre o tema vítimas e garantismo.
"Um grande passo para ajudar a construir o modelo brasileiro de proteção às vítimas. Ainda mais com todo o entusiasmo do CNMP sobre o tema", afirma o presidente da CONAMP.