Nacional

CONAMP participa de abertura da reunião nacional do GNDH

CONAMP participa de abertura da reunião nacional do GNDH

Com o objetivo de dialogar a respeito das perspectivas e desafios para a atuação do Ministério Público brasileiro, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o Ministério Público Militar (MPM) e o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG) a IV Reunião Ordinária do GNDH, em Brasília.

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, participou da abertura do evento que tem por tema: “Agenda 2030: perspectivas e desafios para o Ministério Público brasileiro”. Cerca de 180 procuradores e promotores de Justiça dos Estados e da União participaram.

O encontro nacional, realizado na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, conta também com o apoio do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e também da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM).

A presidente do GNDH e procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, agradeceu a presença de todas e todos e destacou a importância da atuação conjunta do Ministério Público em benefício da sociedade.

O vice-presidente do GNDH e procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, manifestou alegria pela realização do evento no âmbito do MPM, em Brasilia. “A nossa instituição se rejubila de poder receber colegas que tem atuação tão pujante, de norte a sul e de leste a oeste do país”, discursou.

O presidente da CONAMP, Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares, destacou a relevância do encontro para o progresso da sociedade brasileira. “O evento traz uma inspiração e um entusiasmo para todas as entidades de classe e para a instituição do Ministério Público através do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG). Mas, o mais importante, vale lembrar, é que estamos vivos e prontos para contribuir com o desenvolvimento desse país e com pautas tão importantes para o nosso dia a dia”, salientou.

A presidente do CNPG e procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Norma Cavalcanti, deu as boas-vindas a todos, desejando um encontro profícuo em prol da coletividade.

Representando o corregedor Nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, o conselheiro Nacional do Ministério Público Otavio Luiz Rodrigues Jr. ressaltou o objetivo do evento. “Nós estamos aqui para buscar um equilíbrio de assimetrias e superar vulnerabilidades por meio da intervenção de diversos agentes do sistema de Justiça, mas particularmente do Ministério Público, em ordem à realização concreta do artigo quinto da Constituição Federal”, pontuou.

Com informações e fotos do MPM



Imprimir