O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, foi um dos palestrantes da quarta edição do Programa de Intercâmbio para Membros em Estágio Probatório (Pimep). Desenvolvido pela presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público, o programa tem a finalidade de apresentar o CNMP aos membros em estágio probatório e discutir temas selecionados de acordo com a relevância para a atuação estratégica do Ministério Público.
As atividades ocorrem em Brasília, nos dias 21 e 22 de novembro, e contou com a participação de 43 promotores de Justiça substitutos do Ministério Público do Estado de Goiás.
O presidente da CNMP, Augusto Aras, destacou que o programa tem por objetivo promover, desde o início da carreira, a aproximação entre os membros do Ministério Público e o Conselho.
O conselheiro e presidente da Unidade de Capacitação, Daniel Carnio, afirmou que iniciativas como esta aproximam o membro do Conselho: “É importante que CNMP seja compreendido pelos membros da carreira, seja visto como estabelecimento de políticas públicas de carreira do Ministério Público. O aspecto disciplinar nos cabe, mas, sem dúvida, é o que menos nos ocupa e menos nos preocupa porque o desvio é exceção na carreira. O nosso trabalho é predominantemente de direção, de políticas públicas, engrandecimento e fortalecimento da independência da carreira.”
Já o presidente da CONAMP realizou palestra sobre o tema “Ministério Público brasileiro: Desafios do movimento classista de ontem, hoje e para o futuro”. Ele pontuou a importância das associações na defesa histórica dos direitos e prerrogativas dos membros do MP e destacou a parceria institucional com o CNMP.
Com informações e fotos do CNMP
Fotos: Sérgio Almeida