A presidente da Associação do Ministério Público do Acre (AMPAC), Meri Cristina A. Gonçalves, representou a CONAMP durante a primeira edição do Congresso de Membros do Ministério Público Latino-americano e Caribenho. O evento ocorreu de 20 a 24 de abril em Santo Domingo, capital da República Dominicana.
"Foi um evento muito importante para a consolidação de uma identidade para o Ministério Público, um excelente momento para troca de experiências sobre o que vem dando certo em alguns países, bem como evidenciar as debilidades comuns. Acredito que a continuidade desse congraçamento será muito necessária para o desempenho exitoso das atribuições do Ministério Público, em toda a América Latina e Caribe", afirmou Meri Crsitina.
Com temática voltada ao debate sobre a independência e segurança dos integrantes do Ministério Público no combate à corrupção, lavagem de dinheiro e crime organizado, o congresso contou com a participação de doze países latino-americanos, representantes de suas respectivas agremiações. Houve destaque especial para o instituto da Destituição de Domínio que passa a vigorar em diversos países, como a Colômbia e a República Dominicana, e oferece o respaldo necessário para a apreensão e destinação de bens adquiridos ilicitamente.
Houve homenagem a Marcelo Pecci, membro do MP do Paraguai assinado na Colômbia. A segurança pessoal dos membros do MP, estabilidade e independência funcional foram também tópicos tratados.
Também foi discutida a participação da mulher no Ministerio Público da América Latina, e a busca por espaço nos cargos decisão dentro da instituição, o histórico lutas e conquistas, bem como os desafios que ainda persistem.