evento

CONAMP participa de celebração do bicentenário da independência da Bahia

CONAMP participa de celebração do bicentenário da independência da Bahia

O Congresso Nacional comemorou o bicentenário da Independência da Bahia em sessão solene nesta quarta-feira (5). Também chamada de Independência do Brasil na Bahia, o dia 2 de julho relembra a expulsão do exército português, em 1823, no estado da Bahia, depois de batalhas que duraram mais de um ano. Apesar de 7 de setembro de 1822 ser considerado a data da Independência do Brasil, diversos conflitos contra as tropas lusitanas continuaram ocorrendo por todo o território brasileiro.

O presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos, representou a CONAMP na solenidade.

A homenagem atendeu a requerimento dos senadores Jaques Wagner (PT-BA), Randolfe Rodrigues (AP) e dos deputados Bacelar (PV-BA), Alice Portugual (PCdoB-BA), Lídice da Mata (PSB-BA) e Rogéria Santos (Republicanos-BA). Segundo Wagner, que presidiu a sessão, a atuação dos baianos foi inspirada pelos ideais revolucionários que prosperaram nos séculos 18 e 19.

Memória

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que a cultura é peça fundamental para evitar erros do passado e garantir a democracia.

Para o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, relembrar as lutas na Bahia é uma forma de reafirmar o protagonismo do povo. Jerônimo também criticou as poucas menções a negros e mulheres nos livros de história.

A deputada Lídice da Mata contextualizou importantes eventos que levaram às batalhas na Bahia. Para Lídice, o Brasil deve reparação histórica aos negros, que eram grande parte dos combatentes.

Hinos

Margareth Menezes homenageou a Bahia, seu estado de origem, cantando o hino baiano e a música Hino do Senhor do Bonfim acompanhada pela orquestra sinfônica da Força Aérea Brasileira. Wagner lembrou que o hino do Senhor do Bonfim possui estreita relação com o 2 de julho.

O deputado Bacelar destacou versos do hino da Bahia que representam a data comemorada.

A orquestra sinfônica da Força Aérea também apresentou as músicas Saudade da Bahia, Lamento Sertanejo e Toda Menina Baiana, que foram cantadas por Taís Nader.

A deputada Alice Portugal lembrou que a Câmara dos Deputados promove neste mês a exposição “Dois de Julho: 200 anos da Independência do Brasil na Bahia”, no Corredor Tereza de Benguela.

Também participaram da sessão os deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA), Márcio Marinho (Republicanos-BA), Joseildo Ramos (PT-BA) e Paulo Fernando (Republicanos-DF).

Com informações da Agência Senado


Imprimir