Lançamento

Cartilha de letramento racial é lançada pelo MPPA

Cartilha de letramento racial é lançada pelo MPPA

Nesta quinta-feira, 23, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPPA, lançou  a cartilha de letramento racial parceria entre o Projeto “Letramento Racial como forma de Enfrentamento ao Racismo”, vinculado ao ICJ-UFPA, e o Ministério Público. O lançamento ocorrou durante o seminário “racismo algoritmo e letramento racial”.

Estiveram presentes o Promotor de Justiça e diretor do CEAF, José Edivaldo Sales; a Promotora de Justiça Renata Valéria Cardoso, representando a coordenadora do NIERAC, a Promotora de Justiça Lilian Braga; a pesquisadora Sandra Lurine, coordenadora de Pesquisa e Extensão do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ-UFPA) e o pesquisador Tarcízio Silva da Universidade Federal do ABC (UFABC). “O objetivo da cartilha é fortalecer a luta contra o racismo em todas as suas formas e, ao mesmo tempo, promover uma educação antirracista. Ninguém nasce racista. O racismo é aprendido e, desse modo, é necessário aprender a ser antirracista”, explicou o Promotor de Justiça José Edivaldo Sales.

Em seguida, a pesquisadora Sandra Lurine agradeceu a parceria com o MPPA e apontou que a cartilha “é um instrumento na luta antirracista, no enfrentamento ao racismo, para uma sociedade genuinamente democrática. Hoje, a gente lança esse produto feito com muito engajamento ético e compromisso político, mas acima de tudo com muito carinho, afeto e desejo de viver numa sociedade livre do racismo, de que as pessoas não sejam discriminadas e excluídas simplesmente pela cor da pele”.

Assista ao Seminário “racismo algoritmo e letramento racial” pelo Youtube do CEAF.


Imprimir