As inscrições para a 21ª edição do Prêmio Innovare (2024) foram prorrogadas até o dia 6 de maio.
A premiação, reconhecida por muitos como o Oscar da justiça brasileira, seleciona e coloca em evidência as melhores práticas criadas por participantes do sistema de justiça. Desde 2004 vem premiando e colaborando com a disseminação de boas práticas que aprimoram, colaboram com a eficiência do sistema e facilitam o acesso da população ao atendimento e orientação jurídica.
Para categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania é possível se inscrever pelo site www.premioinnovare.com.br. Esta última (Justiça e Cidadania) aceita trabalhos de todas as áreas do conhecimento.
É importante destacar que o Prêmio Innovare não aceita inscrições de ideias ou projetos que ainda não tenham sido colocados em prática. A seleção, como orienta o regulamento, só considera iniciativas que estejam em andamento e tenham resultados positivos comprovados.
Este ano, entre todas as práticas selecionadas, será escolhida uma que se destaque no tema Meio Ambiente e Sustentabilidade
Como se inscrever no Prêmio Innovare?
O processo de inscrição no Prêmio Innovare é totalmente digital e gratuito. Não é necessário enviar nenhum documento, arquivo ou foto impressos.
O candidato deve entrar no site www.premioinnovare.com.br, ler o regulamento e criar um cadastro com login e senha de acesso ao sistema.
Em seguida, ele terá acesso ao formulário de inscrição que deve ser preenchido com atenção, respondendo todas as perguntas.
Ao fim do processo é preciso enviar o formulário, já que o simples preenchimento não configura inscrição.
Veja aqui um passo a passo sobre como se inscrever
Prêmio já destacou mais de 280 boas práticas
Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare já premiou mais de 280 práticas em vários estados do país, colaborando para que estes trabalhos sejam conhecidos em outras regiões e estimulando a transformação de alguns deles em políticas públicas.
No banco de práticas do Innovare, acessível ao público pelo site do Instituto, é possível conhecer todas as práticas que já foram selecionadas para concorrer à premiação. Ao todo, o banco agrega mais de 9 mil trabalhos aprovados para concorrer ao Innovare.
Quem organiza e realiza o Prêmio Innovare?
O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país e tem o apoio do Grupo Globo.
São parceiros da premiação o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Justiça, a Advocacia Geral da União (AGU), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).