Nesta quinta-feira (01), na sede do Ministério Público de Sergipe, foi lançado o projeto CONAMP PELO BRASIL.
Com o objetivo de ouvir os associados e se fazer ouvir por eles, a iniciativa da atual diretoria da CONAMP (biênio 2024-2026), é mais uma ação de promover o diálogo classista e ampliar a discussão dos grandes temas do MP brasileiro.
A abertura do evento realizado em parceria com a Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) e o Ministério Público de Sergipe (MPSE), contou com a participação do presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, do presidente da ASMP, Luis Fausto Valois, e do Procurador-Geral do MPSE, Manoel Cabral Machado Neto.
O primeiro painel do evento apresentado pelo presidente da CONAMP colocou em pauta os “Desafios nacionais do movimento associativo do Ministério Público”.
Na sequência, o presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e 2o Vice-presidente da Conamp Paulo Penteado, deu início ao painel “Realidade Previdenciária da Carreira do Ministério Público”, tema também explanado pelo Desembargador do Tribunal de Justiça de Estado de Rondônia e Diretor-presidente da JUSPREV, Francisco Borges Ferreira Neto, pela Gerente-geral e advogada especialista em previdência complementar da JUSPREV, Deborah Maggio e pelo Procurador do Ministério Público de Contas de São Paulo, Thiago Lima.
Na sequência, Pedro Ivo de Sousa, assessor especial da CONAMP, apresentou o painel “Atuação do Ministério Público e Direito das Vítimas”. Na oportunidade, o Promotor de Justiça e associado, Rogério Ferreira da Silva, diretor da Coordenadoria de Apoio às Vítimas (Coavit) do MPSE, expôs os últimos dados apresentados pelo 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e sobre o trabalho desenvolvido em prol das vítimas no estado de Sergipe.
Já o último painel, “Novas perspectivas de atuação do Ministério Público no desenvolvimento local e regional – Fortalecendo a realidade social nos Municípios”, foi apresentado pela Gerente da unidade de Ambiente de Negócios - Sebrae/SE, Marianita Mendonça.
Após a explanação das temáticas, foi realizada oitiva dos associados presentes no evento. O diretor de Aposentados da ASMP, Alonso Campos, reforçou a necessidade em manter os olhares das entidades voltados àqueles que muito fizeram pelo MP e toda sociedade, fala defendida pelo Procurador de Justiça aposentado e ex-presidente da ASMP, Luiz Valter Ribeiro, e pelo Procurador de Justiça aposentado, José Renato Sampaio.
A seguir, o Presidente da Conamp, Tarcísio Bonfim, o Presidente da ASMP Luís Fausto e o PGJ/SE Manoel Cabral Neto enalteceram a participação dos colegas e trouxeram informações sobre o trabalho feito e que o compromisso de trabalhar pela unidade, higidez e fortalecimento da carreira persiste e alcança a todos - associados ativos, aposentados e pensionistas.
De acordo com o presidente da CONAMP, o projeto CONAMP pelo Brasil tem como inspiração a essência da vida associativa, e promoverá encontros presenciais nos estados para rodas de conversa com temas institucionais e associativos, propiciando momentos de interação entre os associados
“A ideia é aproximar a classe e fortalecer ainda mais o MP brasileiro com encontros e diálogos, difundindo o trabalho associativo e fortalecendo os laços com diferentes atores fundamentais para a legitimação da atuação do MP e das entidades de classe”, defendeu Tarcísio Bonfim, presidente da CONAMP.
Em sua fala de encerramento, Tarcísio agradeceu pela receptividade a toda a comitiva do CONAMP pelo Brasil, que além dos painelistas contou com a participação do presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) e Diretor da Regional Nordeste da CONAMP, Leonardo Quintans e do presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (AMPAL), Roberto Salomão, encerrando com o enfoque de que o evento alcançou sua finalidade e que Sergipe é um celeiro de grandes e destacadas lideranças associativas, institucionais e jurídicas do Brasil, registrando ainda, os agradecimentos ao MPSE. “Quero registrar a alegria de estar aqui, pois Sergipe pra nós é uma referência. Um celeiro com grandes nomes, grandes exemplos de dedicação pela causa do Ministério Público e pela sociedade sergipana e brasileira. Pra mim é motivo de alegria, de honra, de renovação e inspiração pra gente continuar trabalhando. Essa caminhada precisa ter sua continuidade com unidade e respeito. Esse é o nosso compromisso!”, revelou o presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim.
O presidente da ASMP, Luis Fausto Valois, registrou o apoio do MPSE na realização do projeto que elegeu Sergipe como primeiro anfitrião e destacou o empenho na busca de atender as reivindicações dos associados, sobretudo dos aposentados com as prioridades legais.
“Quero agradecer ao Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto e ao Secretário-Geral, Nilzir Soares, pelo espaço que foi cedido e todo o apoio que foi dispensado para a realização desse evento, a todos os colaboradores envolvidos, aos colegas que estiveram presentes prestigiando a estreia desse projeto, aos painelistas e a todos os colegas que fazem parte dessa comitiva, e em especial, ao Dr. Tarcisio Bonfim - muito obrigado por essa oportunidade, por escolher a ASMP para iniciar o Conamp pelo Brasil! Espero que os assuntos aqui em debate tenham sido importantes e que consigamos desenvolvê-los em prol de todos os 18 mil associados do nosso Brasil”, finalizou o presidente da ASMP.
Por sua vez, o Procurador-geral de Justiça de Sergipe Manoel Machado agradeceu a oportunidade e reiterou a disposição para o trabalho e a necessidade de manter a união entre todos, pois só assim nossa instituição poderá avançar cumprindo a sua missão constitucional.
Durante o evento, a ASMP realizou o lançamento da Série Estudos da Associação Sergipana do Ministério Público - “O Ministério Público de Sergipe em Defesa da Sociedade - edição especial 80 anos ASMP”.
Fotos: Alisson Mota.