A Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) realizou, no dia 06 de dezembro, na sede administrativa da entidade, a solenidade de posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal para o biênio 2024/2026. O promotor de justiça Francisco José Pinheiro Brandes Júnior foi empossado como presidente, sucedendo o promotor Pedro Evandro de Vicente Rufato.
A eleição da nova Diretoria ocorreu no último dia 08 de novembro, quando associados e associadas da ATMP exerceram seus direitos democráticos e escolheram os representantes que conduzirão a entidade pelos próximos dois anos.
Em sua fala de posse, o presidente Francisco José Pinheiro Brandes Júnior reafirmou o propósito de trabalhar pelo fortalecimento institucional. “Cabe a nossa diretoria eleita assegurar aos promotores e promotoras de justiça e aos associados as suas prerrogativas e a defesa dos interesses institucionais. Não posso deixar de citar o amigo, o mestre, o ex-presidente da ATMP, Dr. José Maria, que afirmava que tudo tem seu tempo determinado. E há tempo para todo propósito debaixo do céu. As coisas mudam, passam, transformam-se. O melhor da vida é o presente, porque depende de nós. E para nós, da nova diretoria eleita, o tempo é de sonhar. Sonhar com um Ministério Público forte”, disse o presidente eleito da ATMP.
A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades, que destacaram o papel da ATMP na defesa dos interesses da classe ministerial e no fortalecimento da justiça no Tocantins.
A Defensora Pública-Geral, Estellamaris Postal, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as instituições para promover justiça e cidadania. “Eu tenho um ditado muito antigo que eu uso e eu acho de suma importância: a água que afunda o barco é a água de dentro. Então, minha mensagem é para dizer a toda nova diretoria que os avanços da categoria, os avanços institucionais vão acontecer. Para isso é necessário união. Desejo muita sorte no trabalho e conte com apoio institucional para que a gente caminhe juntos”, pontuou Estellamaris.
Presidente da ATMP por dois mandatos, o Procurador-Geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, destacou a importância de associação em prol dos direitos dos membros ministeriais. “Nossa associação está muito bem representada. O Brandes já demonstrou sua inteligência, sua capacidade, sua competência na formação da sua diretoria e isso vai refletir no trabalho que vão realizar à frente da ATMP. E o desafio já começa, com a conversa com as demais instituições sobre a PEC 45 que tramita no congresso nacional”, afirmou Casaroti.
Representando o Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, o Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello de Lima Lellis, fez questão de prestigiar a posse e reafirmou o compromisso do governo estadual com o fortalecimento das instituições de justiça. “Trabalhei com dr. Brandes e ele sempre fiel ao seu cargo, à sua missão. Ele nunca se negou ao diálogo, então tenho certeza de que essa nova função ele fará exatamente desta forma, com muita responsabilidade e comprometimento”, afirmou Lellis.
O Secretário-Geral da CONAMP, o Promotor de Justiça amazonense Alessandro Samartin de Gouveia, que também é presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) parabenizou os eleitos e reforçou a importância do trabalho integrado entre as associações estaduais. “Brandes, você vai ter uma missão muito grande nesse cenário, não só de se unir a CONAMP, mas de manter unida a sua diretoria e os seus associados. Desejar a você e a sua diretoria muita sabedoria, muito discernimento, não apenas para tomar as melhores decisões, mas para construir uma realidade de união também entre as associações que fazem parte da CONAMP”, disse o Promotor, que, ao final, entregou uma placa de homenagem da CONAMP ao ex-presidente da ATMP, Pedro Evandro de Vicente Rufato.
Rufato agradeceu a homenagem e finalizou seu mandato enfatizando os avanços conquistados durante sua gestão além de desejar sucesso à nova diretoria. “Nosso maior patrimônio são os associados e eu trabalhei por todos os associados. Fui coerente com a minha consciência, coerente com meus valores sem nunca deixar de lutar pelos direitos da categoria. Brades, desejo a você e sua diretoria muito sucesso e conte comigo”, finalizou.
Também prestigiaram a posse Odete Batista Dias de Oliveira, Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (ASMETO); Luísa Lemos Ferreira – Vice-Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (ADPETO); Thiago Ayres Mendes – Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Tocantins (APROETO); Álvaro Manzano – Procurador da República; Jaime Café, Secretário Estadual de Agricultura e Pecuária; Regina Célia Oliveira Serrano, juíza do Tribunal Regional do Trabalho – 10ª Região; Gissela Bezerra, presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Comissão Tocantins; e Tiara Goes e Simoni Oliveira, representantes da área jurídica da Energisa.
A Diretoria eleita e o Conselho Fiscal da ATMP assumem a missão de liderar a entidade em defesa de seus associados e na promoção de um Ministério Público mais forte e atuante.
Compõem a nova diretoria: Francisco José Pinheiro Brandes Júnior (Presidente), Thais Cairo Souza Lopes (Vice-Presidente); Eurico Greco Puppio (1º Secretário); José Demóstenes de Abreu (2º Secretário); Juan Rodrigo Carneiro Aguirre (1º Tesoureiro); Alzemiro Wilson Peres Freitas (2º Tesoureiro); Luiz Antônio Francisco Pinto (Diretor de Patrimônio); e José Messias de Oliveira (Diretor de Relações Públicas); além de Matheus Eurico Borges Carneiro (Diretor do Departamento de Esportes) e Bartira Silva Quinteiro (Diretora do Departamento da Mulher).
Para o Conselho Fiscal foram eleitos os associados Gustavo Schult Júnior, Katia Chaves Gallieta e Paulo Sérgio Ferreira de Almeida. Como suplentes Weruska Rezende Fuso, Rogério Rodrigo Ferreira Mota e Marco Antonio Alves Bezerra
Fonte: ATMP