A nova Diretoria e Conselho Fiscal da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) foram empossados no dia 14 de janeiro de 2025. Como presidente, tomou posse a promotora de Justiça Adriana França, em uma solenidade prestigiada na Granja dos Promotores de Justiça, em João Pessoa, que contou com a participação da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), do Ministério Público da Paraíba e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em seu discurso, a promotora de Justiça Adriana França destacou a representatividade feminina no âmbito do Ministério Público e a honra de assumir esse desafio a partir de agora.
“Essa posse é um marco, um momento histórico. Há 27 anos uma mulher não preside a APMP. Estamos de volta! Sou a terceira mulher a presidir a Associação, após as ilustres procuradoras de Justiça Amarília Sales e Janete Ismael, duas mulheres que dignificaram nossa Instituição. Este marco ressalta não apenas a força e resiliência das mulheres que vieram antes de nós, mas também a necessidade contínua de avançarmos na busca por maior representatividade em espaços de poder. Este momento reafirma a importância de inspirarmos outras mulheres a ocuparem seus espaços, rompendo barreiras e provando que podemos construir um legado de igualdade. Honro cada mulher que abriu caminhos para que eu estivesse aqui hoje. Reafirmo que continuarei lutando pelas prerrogativas do Ministério Público, pelos direitos dos associados, sempre conectada com as demandas da sociedade. A grande missão é manter a unidade da classe e seguirmos juntos na luta associativa, saibam que estou à disposição para ouvir e contribuir com a atuação de todos”, destacou.
Ao se manifestar na tribuna, o presidente da CONAMP saudou a nova diretoria da APMP. Tarcísio também homenageou o ex-presidente da APMP, Leonardo Quintans, com um placa pelos relevantes serviços prestados ao MP da Paraíba e ao MP brasileiro.
Estiveram presentes na solenidade o vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro; o presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, João Benedito da Silva; o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto; o deputado estadual João Gonçalves; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas; o corregedor nacional do Ministério Público, o Conselheiro Ângelo Fabiano Farias Da Costa; o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Antônio Edílio Magalhães Teixeira; o Corregedor-Geral do Ministério Público da Paraíba, Francisco Antônio De Sarmento Vieira; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, o conselheiro André Carlo Torres; a vice-presidente da OAB Paraíba, Janny Milanês; a defensora pública geral do Estado, Maria Madalena Abrantes Silva; e o secretário de Segurança da Paraíba; Jean Francisco Bezerra Nunes.
A mesa foi composta por essas autoridades, e contou com a participação do ex-presidente da APMP, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, que agradeceu aos associados e associadas pela oportunidade de presidir a APMP por dois biênios consecutivos. “Encerro hoje um ciclo de muito aprendizado, num período onde busquei ao máximo defender os direitos da nossa classe. Me despeço com a certeza de que temos hoje uma Associação unida, que trabalha em conjunto, pensando coletivo, em prol daquilo que acreditamos e do pleno exercício do nosso trabalho no âmbito do Ministério Público. Agradeço a todos pela confiança que me foi dada no decorrer desses quatro anos e reafirmo que seguirei à disposição para contribuir com o que for preciso”, destacou.
Conheça os nomes que compõem a nova Diretoria e Conselho Fiscal da APMP:
A nova diretoria é composta por Adriana de França Campos, como Presidente; Ana Maria França Cavalcante de Oliveira, como 1º Vice-Presidente; Túlio César Fernandes Neves, 2º Vice-Presidente; Arthur Magnus Dantas de Araújo, 1º Secretário; Carmem Eleonora da Silva Perazzo, 2ª Secretário; Otacílio Marcus Machado Cordeiro, 1º Tesoureiro; Juliana Couto Ramos, 2° Tesoureiro; Gardenia Cirne de Almeida, Diretora Social; Bruno Leonardo Lins, Diretor Patrimonial; Alley Borges Escorel, Diretor Cultural; Antônio Barroso Pontes Neto, Diretor de Esportes; Valberto Cosme de Lira, Diretor de Beneficência; Eduardo Luiz Cavalcanti Campos, Diretor Jurídico; Dmitri Nóbrega Amorim, Diretor da sub-sede de Campina Grande; e Levi Emanuel Monteiro de Sobral, para Diretor da sub-sede de Cajazeiras.
Na Diretoria de Ouvidoria e Comunicações, Cláudia Cabral Cavalcante; No Conselho Fiscal, Vanina Nóbrega de Freitas Dias Feitosa, José Guilherme Soares Lemos e Lean Matheus de Xerez; Na Comissão de Mulheres da CONAMP, Anita Bethania Silva Rocha, como titular e Dulcerita Soares Alves e Renata Carvalho da Luz, como suplentes; para a Comissão de Mulheres da APMP, Vanessa Bernucci Pistelli, Patrícia Napoleão de Oliveira, Catarina Campos Batista Gaudencio e Paula da Silva Camillo Amorim; na Comissão dos Aposentados da CONAMP, Fernando Antônio de Vasconcelos, como titular, e Berlino Estrela de Oliveira, como suplente.
Fonte: APMP/PB