
No próximo dia 25 de março o Prêmio Innovare vai realizar a cerimônia de lançamento da sua 22ª. edição, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ). As inscrições estarão abertas do dia seguinte, 26 de março, até 26 de maio. O tema destaque 2025 será Tecnologia e Eficiência da Justiça. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, dia 18 de fevereiro, durante a 1ª. reunião do Conselho Superior Innovare, em Brasília.
O presidente e o 1º vice-presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim e Paulo Penteado, respectivamente, participaram do encontro presidentes e representantes de instituições parceiras do Innovare.
Para 2025, sete categorias e um Prêmio Destaque
As categorias para 2025 serão Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Para se inscrever nestas categorias, os interessados devem acessar o site do Prêmio Innovare (www.premioinnovare.com.br) e preencher o formulário que estará disponível somente após o dia 25 de março.
O Innovare também vai premiar práticas inscritas na Categoria CNJ, que serão selecionadas e indicadas pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça. O tema será definido em breve. Para se inscrever nesta categoria, os interessados devem acessar o Portal de Boas Práticas do CNJ.
Na categoria Justiça e Cidadania podem ser inscritas práticas de todas as áreas do conhecimento, desde que tenham a preocupação de colaborar de alguma forma com o acesso e o aprimoramento da justiça.
O Prêmio Destaque será dado à prática que melhor apresentar soluções utilizando tecnologia para a eficiência da justiça.
"Inteligência Artificial e generativa já vêm sendo usadas nos escritórios de advocacia. Temos certeza que os profissionais da área estão aprimorando seus métodos de trabalho com as inovações. Queremos saber como a Justiça brasileira está lidando com essas e outras ferramentas digitais", afirma a coordenadora do Prêmio Innovare, Raquel Khichfy.
Sobre o Prêmio Innovare
O Prêmio Innovare é uma das mais bem conceituadas premiações da justiça brasileira, não raramente identificada como o Oscar da Justiça. Tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas.
O Prêmio é realizado pelo Instituto Innovare, em parceria com o Ministério da Justiça, a Advocacia Geral da União, associações jurídicas e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio da Globo.
Mais do que reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.
Criado em 2004, o Prêmio Innovare está em sua 22ª.edição em 2025. Ao todo, 298 iniciativas já foram destacadas com prêmios e menções honrosas desde 2004. Boa parte delas já se tornaram políticas públicas.
Desde a criação, mais de 10 mil práticas selecionadas estão organizadas no Banco de Práticas, que pode ser consultado gratuitamente no site da premiação.
São parceiros da premiação o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Justiça, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Com informações e fotos do Innovare