Evento

CONAMP e Amperj planejam congresso sobre mudanças climáticas no Rio

CONAMP e Amperj planejam congresso sobre mudanças climáticas no Rio

O presidente da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), Tarcísio Bonfim, esteve nesta quarta-feira (19) no Rio de Janeiro para uma rodada de reuniões sobre a realização do congresso “Mudanças Climáticas, Desafios Socioambientais e Ministério Público no Estado Democrático de Direito”, de 14 a 16 de maio. Tarcísio se reuniu com o presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, para começar a planejar o evento que antecede a COP 30. 

Destacando o protagonismo do MP nos grandes debates brasileiros, o presidente da Conamp disse que as mudanças climáticas exigem eficiência por parte do órgão e urgência na busca de soluções: “Este ano, aqui no Rio de Janeiro, teremos uma pré-COP 30. O Ministério Público é um protagonista na preservação e também em todos os atos relacionados à proteção do nosso meio ambiente”, disse Tarcísio Bonfim. 

Cláudio Henrique Viana também destacou que a participação ativa dos membros do MP amplia o alcance e a profundidade das discussões nos congressos estaduais da instituição. “É o segundo congresso no Rio de Janeiro, com o desafio de abranger a extensa gama de questões da temática ambiental. Tenho certeza de que os colegas das mais diversas áreas do órgão vão se engajar, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos  e busca de soluções”, observou. Ele acrescentou ainda que outros assuntos relevantes para a classe também estarão em pauta.

As reuniões desta quarta-feira tiveram entre seus principais objetivos a captação de patrocínios e o alinhamento estratégico da organização do congresso com o calendário da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Os debates do congresso abordarão as principais questões ambientais da atualidade, desde medidas preventivas até a formulação de políticas públicas que garantam um desenvolvimento econômico e social sustentável. O evento também promoverá a troca de experiências dentro do Ministério Público e fortalecerá o diálogo da instituição com a sociedade civil, ampliando sua participação nas decisões frente aos  desafios atuais do campo do meio ambiente.

Em breve serão divulgadas mais informações sobre o evento.

Com informações e foto da Amperj


Imprimir