Ocorreu ontem (04) a abertura do 6º Congresso Regional do Ministério Público – Região Nordeste. Com o tema “Ministério Público: Um Olhar para o Futuro”, o evento reúne em Fortaleza (CE) membros de todos os ramos do MP e propõe a reflexão sobre a instituição.
A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti, saudou aos presentes com uma citação de Patativa do Assaré, poeta nordestino. “Nosso evento é uma oportunidade para refletirmos com espírito de congraçamento, união e solidariedade associativa em prol de um MP cada vez mais vibrante, motivado, diligente e atuante. Com certeza conseguiremos forças para afastarmos qualquer tentativa de calar e apequenar nossa instituição”, disse.
A presidente da CONAMP falou ainda que amanhã (06) será lançada pela ministra Carmen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF) uma campanha nacional contra a violência doméstica. Ao final do Congresso haverá ainda o lançamento oficial do XXI Congresso Nacional do MP, que será realizado no Rio de Janeiro, de 06 a 09 de outubro.
“Continuaremos defendendo a consolidação de nossos prerrogativas e direitos, e, neste espírito de lutas institucionais, conclamo a classe para construir internamente uma unidade verdadeira para o fortalecimento ministerial”, finalizou Norma.
Por sua vez, o presidente da Associação Cearense do MP (ACMP), Plácido Rios, lembrou que o resgate do Congresso da Região Nordeste ocorre 9 anos após a última edição. Plácido afirmou também que é preciso repensar os caminhos institucionais do MP. “O MP é e sempre deverá ser uma obra inacabada em constante desenvolvimento e construção sendo, portanto, responsabilidade de cada geração o maior aprimoramento institucional”, discursou.