A ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF) participou na manhã desta sexta-feira (06) do 6° Congresso Regional do Ministério Público - Região Nordeste. Na oportunidade, a ministra discursou sobre a Semana Justiça pela Paz em Casa, em comemoração ao dia internacional da mulher, dia 08 de março.
A iniciativa, idealizada por Cármen Lucia, busca mobilizar e unir esforços do Ministério Público e da magistratura no combate à violência contra a mulher, conforme informou a ministra do STF durante o Congresso do MP. O objetivo da medida é de que as varas criminais, juizados especializados e Tribunais do Júri priorizem o julgamento de casos de violência doméstica, principalmente aqueles que envolvam homicídio, entre os dias 9 e 13 de março. A CONAMP apoia o projeto e MP’s de diversos estados do país participam da Semana da Justiça pela Paz em Casa.
Em artigo recente, a ministra Carmén Lucia escreveu sobre o tema. “A busca da paz em casa tem motivo simples: a violência não para nos umbrais da porta de entrada. Ganha a rua e daí lança-se à praça, na qual vira fúria. Contra essa não há força bastante a contê-la sem o custo de vidas”.