conamp

Antônio Sérgio Tonet toma posse como procurador-geral de Justiça de Minas Gerais

Em solenidade realizada no dia 5 de dezembro, Antônio Sérgio Tonet foi empossado no cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais para o biênio 2017/2018. A presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, e o presidente e vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), José Silvério Perdigão e Enéas Xavier, estiveram presentes na cerimônia.

Após a leitura do termo de compromisso e assinatura do termo de entrada em exercício, assinado também pelo governador do Estado, Fernando Pimentel, Tonet recebeu o Grande Colar do MPMG e assumiu a presidência da cerimônia, já como novo procurador-geral de Justiça.

No início da solenidade foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente aéreo ocorrido na Colômbia, que vitimou a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, jornalistas e convidados da equipe.

Perfil

Antônio Sérgio Tonet

Natural de Adamantina, Antônio Sérgio Tonet ingressou no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em dezembro de 1986, tendo atuado nas comarcas de Rio Paranaíba, Frutal, Contagem e Belo Horizonte.

Na capital exerceu funções ou foi titular nas Promotorias de Justiça junto à 10ª Vara Criminal; à 4ª Vara de Fazenda Pública Estadual; ao I Tribunal do Júri; à Vara de Execuções Criminais; à Vara de Tóxicos; de Controle Externo das Atividades Policiais; de Combate à Sonegação Fiscal; de Defesa do Patrimônio Público e de Prevenção e Reparação de Acidentes de Trabalho; Eleitoral; Assessoria Especial da PGJ; Juizado Especial Criminal.

Ocupou o cargo de chefe de gabinete da PGJ de 2001 a 2004. Promovido a procurador de Justiça em 2002, foi eleito para integrar o Conselho Superior do MPMG nos anos de 2006, 2008, 2011 e 2014. Compôs a Câmara de Procuradores de Justiça nos biênios 2009/2010 e 2014/2016. Integrou três listas tríplices para a escolha do procurador-geral de Justiça, em 2004, 2006 e 2012.

Foi examinador de Direito Tributário e de Direito Administrativo do Concurso de Ingresso na carreira do MPMG, em 2005.

Exerceu diversas funções na Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), entre elas, diretor de Saúde (1991 a 1993) e 1º vice-presidente (1993 a 1995). Foi eleito pelo Conselho Curador da Fundação Escola Superior do Ministério Público para ser diretor-presidente da instituição (2013/2017), cargo ao qual renunciou, em agosto último, para se dedicar à campanha eleitoral para o cargo de procurador-geral de Justiça.

Com informações e fotos do MP/MG

 



Imprimir