Num grave cenário político, em que a mudança no seguro social brasileiro está na pauta do Legislativo, a ANFIP e o Dieese lançaram, nesta terça-feira (21), na Câmara dos Deputados, as publicações “Previdência: reformar para excluir?” e “PEC 287: A minimização da Previdência Pública”.
Integrantes do conselho deliberativo da CONAMP acompanharam o ato de lançamento.
Os parlamentares que prestigiaram o evento foram unânimes nas críticas contra a proposta que altera a Constituição e precariza o sistema de proteção social.
Conforme explicou o presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, a “Previdência: reformar para excluir?”, elaborada nos últimos cinco meses por especialistas em economia, direito, proteção social e mercado de trabalho, é uma contribuição das entidades não só no questionamento à reforma da Previdência quanto na apresentação de propostas de inclusão a partir do aperfeiçoamento da atual estrutura de seguro social. O trabalho foi coordenado pelos professores Eduardo Fagnani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Denise Gentil, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participaram da obra representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Câmara dos Deputados, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros.
Já “PEC 287: A minimização da Previdência Pública” apresenta as principais mudanças nas regras previdenciárias e assistenciais sugeridas pela PEC, com comparações entre as atuais regras e as futuras, caso aprovadas. O material traz ainda quadros explicativos com comentários sintéticos e exemplifica com cálculos o que poderá acontecer na prática no momento em que os trabalhadores solicitarem a aposentadoria.
Clique aqui e acessa a versão completa “Previdência: reformar para excluir?”
Clique aqui e acessa a versão completa “PEC 287: A minimização da Previdência Pública”
Com informações da ANFIP