A procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, participou da solenidade de encerramento do XXII Congresso Nacional do Ministério Público, no dia 29 de setembro.
Na oportunidade, Dodge falou sobre a campanha #MinistérioPúblicoestáaqui, que foi lançada durante o congresso. ‘’[A campanha] valoriza o trabalho que fazemos, de modo a tornar mais concreta a proteção da democracia, dos direitos individuais, da cidadania e da dignidade da pessoa humana [...] Na condição de Presidente do CNMP e de Procuradora-Geral da República, coloco-me ao lado de todos os integrantes do Ministério Público dos estados e da União neste movimento de tornar nosso trabalho mais conhecido: afinal, como anuncia a campanha, “muitas vezes a gente nem sabe que o Ministério Público está por trás de muita coisa boa que acontece na comunidade”, afirmou.
A PGR lembrou ainda do maior desastre humano e ambiental no Brasil – rompimento da barragem de Fundão em Mariana – em 2015. ‘’Ao lado das medidas de proteção ao meio ambiente, das medidas de apuração de responsabilidades sobre o ocorrido, temos ainda de assegurar às populações atingidas o seu devido direito à indenização; mais do isso, precisamos agir de tal forma que semelhantes infortúnios não mais vitime a nação’’, disse.
Compuseram a mesa a presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti; a 2ª vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Larissa Amaral; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antonio Sérgio Tonet; o secretário de relações institucionais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Nedens Ulisses; e a secretaria de Direitos Humanos do CNMP, Ivana Farina.