O 2º vice-presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, esteve presente na reunião do comitê nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), realizada no dia 18 de julho.
O principal item da pauta foi a eleição deste ano, que ocorre em outubro.
Tarcísio apresentou a campanha “Idoso consciente: voto experiente”, que será realizada no Maranhão. Idealizada pelo promotor de Justiça José Augusto Cutrim, a iniciativa busca conscientizar a população idosa sobre a importância do exercício da cidadania por meio do voto. O MCCE deliberou pelo apoio à campanha.
Quanto ao impacto das novas tecnologias de comunicação no processo eleitoral, o MCCE irá realizar no dia 15 de agosto, em Brasília, no período matutino, o seminário “Tecnologia e Eleições, não vale tudo”.
Ainda sobre a temática, as entidades que compõem o MCCE foram convidadas para o lançamento oficial da sala de Democracia Digital - #observa2018, realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV. O projeto tem como objetivo acompanhar e analisar o debate público na web e identificar ações de desinformação nas eleições deste ano. A Sala disponibilizará de forma pública e acessível análises diárias sobre as percepções da sociedade acerca da agenda de políticas públicas e do debate econômico, bem como sobre práticas de manipulação do processo político, como a presença de perfis automatizados (robôs) e a difusão de notícias falsas (fake news).