conamp

Parlamentares da bancada feminina da Câmara e do Senado recebem comissão de mulheres da CONAMP

Integrantes da comissão de mulheres da CONAMP estiveram mobilizadas em Brasília nesta quarta-feira (28) para reuniões com parlamentares que participam da bancada feminina da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Foram contatas as deputadas Aline Gurgel (PRB-AP), Leandre (PV-PR), Marília Arraes (PT-PE), Natália Bonavides (PT-RN), Soraya Santos (PR-RJ), Tabata Amaral (PDT-SP); e as senadoras Maria do Carmo Alves (DEM-SE) e Rose de Freitas (PODE-ES).

Este foi um primeiro momento de aproximação da comissão com o parlamento. Todas as parlamentares elogiaram a iniciativa da criação da comissão e ressaltaram a importância deste movimento em prol das mulheres. Afirmaram que há espaço para contribuição do grupo com parlamento em audiências públicas, seminários, proposições legislativas, entre outros.

A comissão recebeu ainda uma homenagem à CONAMP feita pela deputada Aline Gurgel - uma certificação de reconhecimento pelo trabalho realizado em prol das mulheres amapaense.

Para a coordenadora da comissão da CONAMP, Nayani Kelly Garcia, este primeiro contato com o Congresso Nacional foi positivo. “O País está passando por significativas mudanças legislativas, sendo imprescindível o acompanhamento CONAMP para garantia dos direitos de todos os cidadãos e, em especial, de associados e associados. Neste contexto, a atuação da comissão como interlocutora com as congressistas somente fortalece a participação da mulher associada na vida política associativa e institucional”, disse.

2ª reunião da comissão

No dia 27 de março, foi realizada a 2ª reunião ordinária da comissão. A pauta principal foi o desenvolvimento de estratégias para ampliar a maior participação feminina no movimento associativo. O presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, e presidentes de associações estaduais participaram do encontro. A secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Farina, também esteve presente.

A comissão acompanha a série de conferências regionais de Promotoras e Procuradoras de Justiça dos Ministérios Públicos Estaduais, organizadas pelo CNMP. Há expectativa de que, ao fim da série de encontros, seja criado um novo ambiente favorável à ampliação da representatividade feminina no MP e nas associações.

A próxima conferência (região nordeste) será nos dias 29 e 30 de março, em Salvador (BA). Já nos dias 26 e 27 de abril, Goiânia (GO) será a sede da conferência da região Centro-Oestes. O encontro da região sudeste está programado para os dias 24 e 25 de maio em Vitória (ES); o da região sul será em junho, nos dias 21 e 22, em Porto Alegre (RS).

A comissão discutiu ainda estratégias de fomento à criação de diretorias de mulheres em todas as associações estudais; paridade de gênero em cargos e funções de chefia; o impacto da reforma da previdência (PEC 06/19) nos direitos das mulheres; e a realização de atividades específicas em eventos associativos.

 

 



Imprimir