Comissão de Mulheres

Liderança feminina na segurança pública é tema de seminário com a presença da CONAMP

A coordenadora da comissão de mulheres da CONAMP, Deluse Amaral, participou, no dia 17 de setembro, do Seminário Mulheres na Liderança por um Brasil mais Seguro, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Coordenado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o objetivo foi aplicar princípios de liderança feminina, fomentar a cultura de igualdade de gênero e fortalecer competências inclusivas e eficazes nas organizações de segurança pública.

Deluse palestrou no painel "Mulheres na liderança e o pacto pela redução das desigualdades de gênero e raça: um futuro possível". "O evento foi de suma importância para o processo de construção e fortalecimento da equidade de gênero em nosso país, mais especificamente no Sistema de Segurança Pública (SUSP). No painel que participamos, trouxemos um panorama do desenvolvimento histórico da temática no Ministério Público Brasileiro, deixando claro que a desigualdade de gênero, com suas interseccionalidades, é um fenômeno cultural, cuja desconstrução só se concretizará com a intensificação de ações pedagógicas de conscientização e potencialmente transformadoras, a exemplo do seminário em comento, além de políticas públicas que incluam ações afirmativas efetivas, dentre outras medidas", afirmou Deluse.

O evento contou com a presença de 42 mulheres que representam o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) de todas as unidades da federação, dos níveis municipal, estadual e federal. Elas são alunas do curso Mulheres na Liderança por um Brasil mais Seguro, do qual o seminário fez parte. Entre as participantes, estavam integrantes das Polícias Militares, Polícias Civis, Polícias Científicas, Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Penais e Guardas Municipais de todas as unidades federativas, além da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

O encontro reuniu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia; a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo. Durante o evento, Cármen Lúcia também ministrou uma aula magna com o tema O Papel da Mulher na Construção de um Brasil Mais Seguro.

Com informações e fotos do MJSP

54003201613 d556821651 c