Audiência

CONAMP acompanha apresentação do Portal dos Direitos das Vítimas à Câmara dos Deputados

CONAMP acompanha apresentação do Portal dos Direitos das Vítimas à Câmara dos Deputados

Integrantes da diretoria e do conselho deliberativo da CONAMP acompanharam, nesta quarta-feira (09), sessão do Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados responsável por avaliar o PL 3890/2020, que estabelece o Estatuto das Vítimas.

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, entregou à coordenadora do GT, deputada Tia Eron, ao relator, deputado Gilberto Nascimento, e ao deputado Rui Falcão um memorial das ações realizadas pela entidade em prol das vítimas e do PL 3890/202. O documento também foi entregue a todos os integrantes do GT e demais parlamentares.

Na ocasião, o ex-conselheiro e atual membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Marcelo Weitzel, representou a instituição. Weitzel apresentou o projeto de elaboração do portal do direito das vítimas, que está em fase de homologação pelo setor de informática do CNMP. O portal está sendo desenvolvido em parceria com a CONAMP.

Também foram convidados para audiência: Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública; Benedito Gonçalves, ministro do Superior Tribunal de Justiça; Mariana Neris, secretária nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; e Luiza Brunet, empresária, atriz, modelo, ativista e vítima de violência doméstica.

“O Estatuto das Vítimas é sobretudo um avanço civilizatório. É um resgate da dignidade da pessoa humana e da igualdade entre todos. Não há uma visão individualista no projeto, a vítima não pode continuar a ser vista apenas como um elemento de prova do processo, ela é um sujeito de direitos”, disse o 1º vice-presidente da CONAMP ao fazer uso da palavra. Ele afirmou a importância de a vítima ter conhecimento dos próprios direitos, bem saber como efetivá-los. Tarcísio lembrou que a CONAMP e o Ministério Público estão fomentando uma série de iniciativas para que o poder público e os cidadãos possam estar mais conscientes da importância de cuidar das vítimas.

A CONAMP é favorável ao Estatuto das Vítimas e apoia a aprovação do projeto. A entidade já publicou duas notas técnicas sobre o tema e é presença constante no debate parlamentar sobre o PL 3890, tanto em audiências públicas quanto em reuniões com deputados.

Confira a íntegra da manifestação do 1º vice-presidente da CONAMP:

Confira a íntegra da manifestação do representante do CNMP:

WhatsApp Image 2022 03 09 at 11.33.07

WhatsApp Image 2022 03 09 at 11.27.43

WhatsApp Image 2022 03 09 at 11.27.431

WhatsApp Image 2022 03 09 at 14.39.56

WhatsApp Image 2022 03 10 at 08.16.51



Imprimir