De 23 a 25 de março, a CONAMP e a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) realizaram o XXIV Congresso Nacional do Ministério Público, o maior evento jurídico pós-pandemia. Ao total, foram 2.141 inscritos.
Com o tema “Os desafios do Ministério Público no cenário pós-pandemia” como fio condutor dos painéis, palestras, grupos de trabalho setoriais e apresentações de teses jurídicas, o congresso proporcionou aos participantes o contato com especialistas em diversos temas e ressaltou a importância da atuação do MP para a sociedade brasileira.
“O congresso foi um momento de fortalecimento do Ministério Público. Poder rever os colegas presencialmente, discutindo o futuro do MP, bem como formas de aperfeiçoar nossa atuação, foi renovador! Não há dúvida que o Ministério Público brasileiro é integrado por mulheres e homens fortes que desejam atuar de forma eficiente para proporcionar melhorias na sociedade brasileira. O evento foi oportunidade de exaltar nossa instituição, festejando a vocação do paquet e nos preparando com altivez para o futuro”, disse o presidente da CONAMP, Manoel Murrieta.
O XXIV Congresso Nacional do Ministério Público contou também com a presença de autoridades jurídicas, representantes de entidades civis e de políticos de renome, a exemplo do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins; e do procurador-geral da República, Augusto Aras.